Coimbra

Associação Académica de Coimbra apadrinha candidatura do Fado de Coimbra às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 05-07-2020

A Associação Académica de Coimbra, figura indelével na cultura Coimbrã, apadrinha a candidatura do Fado de Coimbra às 7 Maravilhas da Cultura Popular. 

PUBLICIDADE

É em meados do século XVI que há uma das primeiras referências relativamente ao Fado de Coimbra como as “cantorias” dos Estudantes. Desde então este tem acompanhado gerações de estudantes que passam pela cidade de Coimbra. 

PUBLICIDADE

A Associação Académica de Coimbra tem tido um papel fundamental na sua preservação e difusão no seio da comunidade coimbrã. Para Daniel Azenha, Presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, “O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra com os seus grupos e a Escola de Guitarra e de Canto de Coimbra tem sido basilar para a sua continuidade”. Daniel Azenha refere que  “O apadrinhamento por parte da AAC ao fado de Coimbra mostra a ligação indiscutível que existe entre os estudantes e o fado”. Emanuel Nogueira reforça que “A escola de música na AAC  procura preservar a matriz identitária da Canção de Coimbra, apostando na formação de novos músicos e grupos de estudantes com o ensino tradicional do canto e da guitarra.

O Presidente da Academia de Coimbra reitera que “A passagem do Fado de Coimbra à final trará um reconhecimento enorme a todo o trabalho que é feito na cidade e na academia para a sua preservação. Por isso muito me orgulha apadrinhar esta candidatura”. Já para o Presidente da SF/AAC “Uma vitória no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular seria um justo e merecido reconhecimento para o Fado de Coimbra, mesmo ainda que seja um género musical próprio da nossa cidade, é dotado de um valor musical, cultural e histórico que ultrapassa as suas fronteiras”,

PUBLICIDADE

publicidade

Escolhido entre mais de 140 finalistas regionais este está a concurso com outros patrimónios de Coimbra como a Procissão da Rainha Santa Isabel e a Tecelagem de Almalaguês. De forma a fortalecer a candidatura deste a AAC vai, ao longo das próximas semanas, desenvolver algumas atividades de forma a levar o Fado de Coimbra à comunidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE