Região

Associação Abrigo de Carinho em Mira resgatou dois mil animais desde 2009

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 31-01-2022

A Associação Abrigo de Carinho em Mira, do distrito de Coimbra, já acolheu dois mil animais desde 2009 e tem atualmente 150 animais para adoção.

PUBLICIDADE

“Éramos um grupo de pessoas que em 2009 se juntou para esterilizar algumas cadelas abandonadas nas ruas. Juntámo-nos e começámos assim”, disse à agência Lusa a presidente da Associação Abrigo de Carinho, Cristiana Tarralheiro.

A instituição foi oficialmente criada em 2012 e, com um funcionário e cerca de dez voluntários trata de esterilizar todos os animais adultos, cães e gatos.

PUBLICIDADE

Os animais “bebés” só podem ser esterilizados a partir dos seis meses e, por isso, a ideia passa por criar este ano “um género de um cheque veterinário, em que a pessoa possa vir depois a esterilizar o seu animal”, revelou.

A associação trata dos animais que chegam doentes ou atropelados, encaminhando-os para as clínicas parceiras, para depois de 15 dias estarem disponíveis para adoção.

PUBLICIDADE

publicidade

“Neste momento, temos à volta de 150 animais para adotar, mas noutras alturas já tivemos mais de 200”, adiantou.

Questionada sobre o abandono de animais nestes últimos dois anos marcados pela pandemia, a responsável referiu ter notado que no início houve mais animais a serem adotados.

“Acho que houve um ‘boom’ de adoções. As pessoas quando começaram a ficar mais fechadas começaram a adotar para ter companhia em casa ou até para passeios, e agora notamos que nos últimos tempos andam mais animais novamente na rua”, disse.

Comparativamente com outras alturas, a associação chegou a ter 200 animais para adotar, sendo que, atualmente, tem 150. Esta descida é justificada pelas parcerias com associações que “ajudam a encaminhar para famílias”.

“Não quer dizer que por termos menos animais haja menos abandonos”, sublinhou.

Cristiana Tarralheiro vincou a importância das pessoas singulares e algumas empresas que ajudam a associação através de donativos, pois “sem eles não se conseguiria levar o barco a bom porto”.

No futuro, a Associação Abrigo de Carinho em Mira quer continuar com as campanhas de sensibilização da população.

A Associação Abrigo de Carinho tem artigos para venda e o dinheiro angariado reverte designadamente para despesas no veterinário ou com a alimentação.

A Câmara Municipal de Mira vai inaugurar um Centro de Recolha para acolher animais desta associação.

“A intenção é antes do verão conseguirmos a mudança para as novas instalações”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE