Coimbra

Preservação da Capela Jazigo de José Falcão

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 16-02-2015

Assegurar a manutenção do Jazigo Capela de José Falcão, situado no cemitério de Nª. Sª. das Dores, nos Olivais, restituindo-lhe a merecida dignidade, foi um dos objetivos do Protocolo assinado na sede da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais em Coimbra, tendo como parceiros para além da referida autarquia, a Escola Secundária José Falcão de Coimbra, a Câmara Municipal de Miranda do Corvo e o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.

PUBLICIDADE

 Regina Rocha, Manuel Oliveira, José Manuel Simões, Ana Gouveia, Graça Oliveira e António Figueiredo


Regina Rocha, Manuel Oliveira, José Manuel Simões, Ana Gouveia, Graça Oliveira e António Figueiredo

 Pretende-se ainda manter presente a vida e obra de José Joaquim Pereira Falcão, vulgarmente conhecido por José Falcão (1841-1893), o qual foi um insigne Professor Universitário e ardoroso militante republicano, fundador do semanário republicano, “A Justiça”, autor de “Cartilha do Povo” e “Manifesto”, dois dos escritos mais notáveis na divulgação dos ideais republicanos. Colaborou em diversos jornais assinando abundantes artigos sobre ensino.

É o Patrono da Escola Secundária com 3º Ciclo José Falcão (Ex-Liceu D. João III), de Coimbra, como reconhecimento pelas suas excecionais qualidades de pedagogo e por ter sido das figuras mais destacadas da Revolução Republicana, e também Patrono da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos com Secundário José Falcão, do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, concelho onde nasceu, mais propriamente na aldeia da Pereira, em 1 de Junho de 1841, data esta também escolhida para a comemoração do feriado municipal.

PUBLICIDADE

publicidade

Outorgaram o referido Protocolo Manuel Correia de Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Regina Rocha Presidente do Conselho Geral da Escola Secundária José Falcão de Coimbra, José Manuel Simões, Diretor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e Ana Gouveia, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE