Região

Assembleia Municipal de Soure aprova orçamento de 30,1 milhões para 2026

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 hora atrás em 30-12-2025

A Assembleia Municipal de Soure aprovou um orçamento para 2026 no valor 30,1 milhões de euros, mais 1,2 milhões de euros face a 2025, divulgou hoje o município.

PUBLICIDADE

publicidade

A proposta das Grandes Opções de Plano e orçamento para 2026 foi aprovada na segunda-feira, em reunião de Assembleia Municipal, com 16 votos a favor dos eleitos do Novo Ciclo e de um presidente de junta do PS, e oito votos contra dos deputados municipais do PS e do Chega.

PUBLICIDADE

Os quatro deputados da coligação Juntos por Soure (PSD/CSD/IL) e dois presidentes de junta do PS abstiveram-se.

Um dos presidentes de junta eleito pelo PS esteve ausente.

“O documento aprovado traduz um orçamento equilibrado, responsável e financeiramente sustentável, reafirmando o compromisso do Município de Soure com a boa gestão dos recursos públicos e o reforço da sua capacidade de investimento”, afirmou a autarquia em comunicado.

O aumento no orçamento de 2026 de 1,2 milhões de euros verifica-se quer ao nível das receitas correntes, quer das receitas de capital, em “montantes sensivelmente equivalentes”.

“O aumento é explicado, sobretudo, pela maior receita prevista proveniente da execução de operações cofinanciadas, bem como, de forma mais residual, pelo acréscimo dos fundos provenientes do Orçamento do Estado, que registam um aumento de 2,9% face ao ano anterior, e pela evolução dos impostos municipais”, explicou o município.

Na despesa, a maior parcela do aumento resulta das despesas de capital: amortizações extraordinárias de empréstimos, despesas associadas à execução de projetos cofinanciados e os investimentos enquadrados na ITI [investimentos territoriais integrados].

Segundo a mesma nota, o documento evidencia “uma situação de claro equilíbrio orçamental”, que permite “continuar a libertar receitas correntes para aplicação em despesas de capital e, consequentemente, reforçar a capacidade de investimento” do município de Soure.

O Plano Plurianual de Investimentos para 2026 apresenta um montante previsto de cerca de 19 milhões de euros.

Os objetivos principais do Plano, que compreendem a maior fatia do investimento, são a Educação, o Ambiente e Economia Circular e o Desporto, Lazer e Tempos Livres.

O plano engloba ainda “importantes investimentos” ao nível dos serviços municipais, nomeadamente a sua modernização e digitalização, mas também ao nível das infraestruturas, bem como uma aposta na melhoria da rede viária e do acesso aos serviços de saúde de proximidade e numa proteção civil “cada vez mais eficaz e preparada”.

Em sede de executivo, no dia 10, o orçamento municipal contou com três votos a favor do movimento Novo Ciclo, três votos contra dos vereadores eleitos pelo PS e a abstenção do vereador da coligação PSD/CDS/IL.

A Assembleia Municipal conta com 15 eleitos do Novo Ciclo (nove deputados e seis presidentes de junta), 11 do PS (sete deputados e quatro presidentes de Junta), quatro da coligação Juntos por Soure (PSD/CDS/IL) e um do Chega.



PUBLICIDADE

PUBLICIDADE