Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Assembleia Municipal de Coimbra aprova moção contra aumento do preço da água e dos transportes públicos

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 27-12-2022

A Assembleia Municipal (AM) de Coimbra aprovou, esta terça-feira, uma moção contra o aumento do tarifário da água e saneamento e dos transportes públicos em 2023. Apresentada pelo Partido Socialista (PS), foi aprovada com 27 votos a favor e 21 contra.

PUBLICIDADE

O deputado Rui Claro, que apresentou a moção, sublinhou que se trata de “bens essenciais” que não deveriam subir numa altura em que todos se deparam com o “agravamento da situação económica e social provocada pela maior taxa de inflação desde a década de 90”.

Realçou, ainda, que aquilo que era esperado nesta altura era que “o executivo municipal apresentasse um pacote de medidas de combate aos efeitos da inflação para apoiar famílias, associações e empresas, tal como muitas autarquias já fizeram”.

PUBLICIDADE

publicidade

A bancada socialista propôs, por isso, que a “AM delibere expressar o total repúdio pela inoportunidade do aumento das tarifas de água, saneamento e transportes públicos”, subida que, para o PS, demonstra “uma indesculpável insensibilidade social da coligação Juntos Somos Coimbra, liderada por José Manuel Silva”.

Considerou também que se trata de “políticas desesperadas para angariar receitas municipais”, num contexto “extremamente difícil para as famílias” e que prejudica “os mais vulneráveis”. Recordou que o “Estado está a adotar políticas de apoio às famílias e empresas que permitam mitigar os efeitos nefastos da inflação e do aumento das taxas de juros do crédito habitação” e incitou o município de Coimbra a apresentar também medidas nesse sentido.

PUBLICIDADE

Esta moção mereceu o apoio de outros deputados municipais. João Malva, eleito pelo movimento Cidadãos por Coimbra (CpC), explicou que o partido “acompanha na generalidade a moção apresentada pelo PS” e defendeu que “para atingir o equilíbrio orçamental não era indispensável proceder a um aumento tão gravoso da tarifa da água, especialmente numa altura de tantas dificuldades para as famílias”.

A deputada Helena Mendes, do CDS, também se manifestou contra o aumento do preço da água e dos transportes. Alertou para o “brutal agravamento das condições de vida” e para a “arriscada espiral de pobreza”, sublinhando que “temos todos obrigação de ajudar a travar” esse cenário.

O deputado Rui Rodrigues, da coligação Juntos Somos Coimbra, reforçou, por sua vez, que a Câmara está a seguir as deliberações da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra. Sublinhou ainda que, no caso dos transportes públicos, o aumento não vai ter impacto nos passes sociais, que se mantêm sem alterações e que, segundo referiu, representam 62,7% da utilização.

Também o presidente da Câmara, José Manuel Silva, destacou que não haverá aumentos nos passes sociais. Quanto à questão da água e saneamento, explicou que não haverá mexidas nas tarifas sociais, assegurando que “os mais frágeis são poupados”. Nos restantes contratos haverá, segundo disse, “um aumento de cêntimos”, que vai permitir que a empresa municipal Águas de Coimbra (AC) “fature mais um milhão de euros para investir em Coimbra e nos munícipes”.

José Manuel Silva disse que “todos somos contra os aumentos”, de qualquer ordem, mas considera que, neste caso específico da água e saneamento, são fundamentais para garantir que a AC continue a fornecer aos munícipes “água da maior qualidade do país”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com