Coimbra

Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou Relatório de Gestão

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 05-05-2015

A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou o relatório de gestão da autarquia relativo a 2014, com 27 votos a favor e seis contra. A votação ocorreu na sessão do passado dia 30 de abril, conduzida pelo presidente do plenário, José Maria Maia Gomes, e com a presença do líder do executivo camarário, João Moura, da vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, e dos vereadores Pedro Cardoso e Júlio de Oliveira.

PUBLICIDADE

A apresentação dos documentos de prestação de contas esteve a cargo de Helena Teodósio, que na altura explicou alguns aspetos do modo como a edilidade cantanhedense desenvolveu a sua atividade e aplicou os recursos durante o ano transato. A arrecadação de receita situou-se nos 22,455 milhões de euros, sendo de salientar que a taxa de execução atingiu os 96%, um registo ainda melhor que os 94% de 2013.

Além disso, os últimos anos têm encerrado com os pagamentos a fornecedores e empreiteiros completamente regularizados, o que se verificou novamente em 2014, ao mesmo tempo que as disponibilidades imediatas de tesouraria se mantêm em montantes bastante superiores à despesa cujo prazo de liquidação ainda não se encontrava vencida.

PUBLICIDADE

Outro aspeto enfatizado pelo executivo liderado por João Moura é o aumento da poupança. Em 2014, registou «um assinalável “Superavit Corrente” de 6.156.045,79 euros, montante que, segundo a fundamentação da respetiva rubrica, foi canalizado para o investimento em despesas de capital, de modo a expandir e dotar os serviços públicos autárquicos de condições que permitam promover e expandir o bem-estar económico e social da comunidade.

Esta é de resto uma tendência que tem vindo a consolidar-se desde há alguns anos e que em 2013 atingiu também uma assinalável expressão, com um aumento da poupança na ordem do 72%, ao atingir um valor superior a 5,3 milhões de euros, superando em cerca de dois milhões de euros os resultados alcançados no final de cada exercício dos melhores anos a este nível.

PUBLICIDADE

O texto introdutório ao Relatório de Gestão de 2014 refere que a elaboração do documento obedeceu a princípios do rigor e da transparência na explicação detalhada do impacto financeiro das políticas seguidas e das opções tomadas, fazendo uma análise tão exaustiva quanto possível das variáveis consideradas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE