Políticos

Assembleia da República lamenta morte de piloto espanhol durante festival aéreo de Beja

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 semanas atrás em 21-06-2024

Imagem: Reprodução / www.yakstars.net

A Assembleia da República lamentou hoje a morte do piloto espanhol Manuel Rey Cordeiro, que faleceu no início de junho num acidente no festival aéreo Beja Air Show.

PUBLICIDADE

O voto, apresentada pela Comissão parlamentar de Defesa Nacional, foi aprovado por unanimidade.

No dia 1 e 2 de junho, realizou-se na Base Aérea n.º 11 o Festival Aéreo Internacional Beja Air Show, organizado pela Força Aérea Portuguesa, inserido nas comemorações do 72.º aniversário da Força Aérea Portuguesa.

PUBLICIDADE

“Lamentavelmente, e de forma trágica, duas aeronaves da Patrulha Ibérica Yakstars acabaram por se envolver num acidente durante uma demonstração aérea, causando a morte de um dos pilotos e deixando outro ferido”, recorda o voto.

Na sequência do acidente faleceu Manuel Rey Cordeiro, um dos elementos da patrulha ibérica Yakstars, uma equipa de exibição acrobática, primeira da história da aviação ibérica – militar e civil, constituída por seis aeronaves com pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“O piloto era definido pelos seus companheiros de voo como ‘um dos mais talentosos e versáteis pilotos em Espanha e Portugal’, voando desde aeronaves Airbus, até a aviões de acrobacia, passando por mono e multimotores”, acrescenta o texto.

Natural de Vigo e a residir em Sigueiro, na Corunha, Manuel Rey Cordeiro, de 62 anos, tinha um longo percurso na aviação militar e civil, onde atualmente atuava como comandante de elite de uma conhecida companhia aérea espanhola e, ao longo da sua vida, acumulou inúmeros troféus.

O voto aprovado hoje salienta que a Força Aérea Portuguesa, responsável pela organização do evento, “sempre primou pela segurança e excelência nas suas operações”.

“Este incidente, embora trágico, não diminui o valor e a importância do trabalho realizado por esta instituição, que continua a ser um pilar de competência e dedicação”, sublinha o texto.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE