Educação

Assédio (sexual e moral) nas instituições de ensino superior em debate na ESEnfC

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 05-12-2023

Imagem: Depositphotos.com

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organiza, no dia 6 de dezembro, as partir das  14h30 (sessão de abertura), o “IV Seminário Internacional Assédio nas Instituições de Ensino Superior – Conhecer para mudar”, reunião no polo B da instituição, em São Martinho do Bispo. 

PUBLICIDADE

Bernardo Coelho, sociólogo e professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade  de Lisboa, cuja tese de doutoramento versou sobre as acompanhantes e os homens seus clientes, é o  convidado a proferir a conferência “Assédio Sexual e Moral nas Instituições de Ensino Superior” (às 15h00). 

Segue-se (16h00-17h30) o painel “Construir uma cultura institucional de tolerância zero ao assédio”, com as  intervenções de Sérgio Barata (coordenador do Gabinete de Segurança do Ministério da Saúde, que falará  sobre “A perspetiva das Forças de Segurança”), Lúcia Penna (professora da Universidade do Estado do Rio de  Janeiro que dissertará sobre “A perspetiva docente no Ensino Superior internacional”), Manuel Chaves (com o  olhar do Provedor do Estudante da ESEnfC) e Ana Maria Conceição (vice-presidente da Associação de  Estudantes da ESEnfC). 

PUBLICIDADE

O “IV Seminário Internacional Assédio nas Instituições de Ensino Superior – Conhecer para mudar” é  organizado pelo projeto “(O)Usar & Ser Laço Branco”, que este mês comemora o 16º aniversário, e pelo  projeto “Género, Saúde e Desenvolvimento”, inscrito na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde:  Enfermagem (UICISA: E), da ESEnfC. 

O projeto (O)Usar & Ser Laço Branco, em funcionamento desde 2007, tem como missão prevenir a violência  entre pares, a começar pelo namoro, promovendo o fortalecimento da liberdade, da igualdade de género, do  humanismo, da cidadania ativa, da cooperação e, ainda, dando mais poder aos jovens. 

PUBLICIDADE

publicidade

Desde esse ano que dezenas de milhares de pessoas, entre estudantes do ensino secundário e superior,  encarregados de educação e professores, foram sensibilizados sobre este tema. 

A sessão de abertura do congresso (14h30) conta com as presenças de Maria da Conceição Alegre de Sá (vice Presidente da ESEnfC), Paulo Pina Queirós (presidente do Conselho Técnico-Científico da ESEnfC), Maria da  Alegria Simões (docente em representação do Conselho Pedagógico da ESEnfC), João Alves Apóstolo (coordenador científico da UICISA: E) e Armando Silva (coordenador do projeto (O)Usar & Ser Laço Branco). 

Mais informações aqui 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE