Coimbra

“Assédio” a colaboradora leva a despedimento de Luís Rodrigues do Convento São Francisco

António Alves | 6 meses atrás em 10-11-2023

A Câmara Municipal de Coimbra despediu o assessor artístico e cultural do Convento São Francisco, Luís Rodrigues. Para esta decisão contribuiu o comportamento do mágico por “suspeitas de potencial abuso ou de assédio” de uma mulher que desenvolve a sua atividade naquele equipamento cultural.

PUBLICIDADE

De acordo com a autarquia, e perante as questões suscitadas pelo Notícias de Coimbra, é referido que “desde o momento em que a Câmara tomou conhecimento formal da situação reportada, houve uma recomendação para que o programador do Convento trabalhasse, essencialmente, a partir de casa, evitando contatos desnecessários com pessoas não ligadas ao estrito exercício das suas funções”.

Por outro lado, o município referiu que “disponibilizou apoio psicológico, promovido pelo Departamento de Recursos Humanos da autarquia, à funcionária do Café-Concerto, mesmo não tendo esta qualquer relação laboral com o Município, serviço este que foi aceite”.

PUBLICIDADE

Na nota enviada, a autarquia revela que “a sensibilidade do tema e o respeito pelos seus intervenientes requer que este seja um assunto tratado com a serenidade adequada, evitando-se julgamentos precipitados, muitas vezes baseados em perceções erradas, preservando o bom nome das pessoas envolvidas”.  Como tal, aguarda “o desenrolar e as conclusões do processo de investigação que possa vir a ser iniciado no sentido de apurar a verdade”.

Desta forma, a autarquia “reconhece e reitera a importância de promover uma política institucional que seja um exemplo de um espaço efetivamente livre de quaisquer formas ou suspeitas de potencial abuso ou de assédio”. “Face ao evoluir das circunstâncias e à inevitável deterioração das relações de trabalho e da sua imagem pública, a câmara de Coimbra entende que deve suspender de imediato a ligação contratual ao atual programador, colocando termo às funções que desempenhava no Convento São Francisco”, frisam.

PUBLICIDADE

publicidade

Com a saída de Luís Rodrigues, e porque reconhecem que “este episódio não vai colocar em causa o trabalho e o esforço da fantástica equipa do Convento São Francisco”, será o Chefe da Divisão do Convento São Francisco, Filipe Carvalho de Góis, a “assumir internamente a programação deste importante equipamento cultural até à realização de um concurso para um programador, como já estava previsto na estratégia municipal”.

Recorde-se que Luís Rodrigues assumiu funções a 1 de julho de 2023, na sequência da saída de Paulo Pires da Câmara Municipal de Coimbra, por motivos pessoais, que acumulava a direção do Departamento de Cultura e Turismo com o cargo de programador do CSF.

Antes, estiveram no cargo Celeste Amaro e Francisco Paz.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE