Crimes

Assaltos na Quinta da Portela em Coimbra (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-12-2021

Nas últimas duas semanas, apartamentos e garagens de prédios da urbanização Quinta da Portela, em Coimbra, têm sido alvo de assaltos. Bicicletas de elevado valor e até um BMW foram furtados. Os moradores querem mais segurança.

PUBLICIDADE

Os assaltos registam-se sobretudo durante a noite e visam automóveis, bicicletas ou objetos de elevado valor. Ontem, um automóvel de marca BMW foi furtado na urbanização. “Dei pela falta do carro hoje de manhã quando saí para ir trabalhar”, contou ao NDC o proprietário, João Fernandes. Arquiteto, tinha dentro do automóvel, um série 3 coupé cinzento de 2008,  diversa documentação de trabalho.

O veículo, com a matrícula 96-IL-93, estava estacionado “na via pública”, na rua O Conimbricense, num local de parqueamento junto a um restaurante. “Passei pelo lugar vazio e pensei que já tinha passado pelo carro, mas afinal ele não estava lá”, lamenta, falando do “sentimento de insegurança”.

PUBLICIDADE

João Fernandes já apresentou queixa na PSP de Coimbra e espera agora que o BMW seja localizado. “Tive conhecimento recentemente de furtos de bicicletas e de outros carros aqui na urbanização, o que não deixa de ser alarmante”, afirma, apelando a que haja um reforço do policiamento.

Já na passada sexta-feira, uma bicicleta, avaliada em dois mil euros, também foi levada de uma garagem da Quinta da Portela. A 19 de novembro, dois apartamentos, num prédio, na mesma zona, foram alvo dos larápios, que levaram objetos de valor, como relógios.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo informou uma fonte, a bicicleta de marca Scott que desapareceu na sexta-feira da garagem de um dos condomínios é “pelo menos a segunda bicicleta furtada durante a noite, em duas semanas, em estacionamentos comuns”. A fonte refere que “os cadeados que fixam as bicicletas são cortados” e confirma que a PSP foi chamada ao local e registou a ocorrência.

Esta não é a primeira vez que a urbanização, na zona Sul da cidade, é atingida por uma onda de assaltos. Em 2018, vários automóveis de marca BMW foram furtados e, em diversas ocasiões, as garagens foram “varridas” por ladrões que levaram ferramentas, trotinetas, bicicletas, pranchas de surf e outros artigos que os moradores ali guardam.

O NDC contactou a PSP de Coimbra que não confirma o registo de queixas por assalto nesta zona da cidade. “Muitas vezes as pessoas chamam a PSP, e é assim que se deve fazer, mas para que haja registo e investigação é necessário formalizar uma queixa”, esclareceu uma fonte policial. A queixa apresentada pelo proprietário do BMW e à qual o NDC teve acesso ainda não tinha integrado a listagem de denúncias.

A situação está a causar um sentimento de insegurança entre os moradores da Quinta da Portela que têm vindo a lançar alertas, nas redes sociais e em grupos restritos, para que cada um reforce as medidas de segurança e proteja os seus bens.

Veja o direto NDC com João Fernandes, proprietário de BMW furtado:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE