Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Restaurantes

ASAE instaura 18 contraordenações por materiais em contacto com alimentos

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 04-01-2022

 A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje que instaurou 18 processos de contraordenação durante uma fiscalização da segurança de materiais em contacto com alimentos, que abrangeu 174 operadores económicos.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a ASAE adianta que a operação de fiscalização foi direcionada à “verificação do cumprimento dos princípios gerais de segurança e estabilidade dos materiais em contacto com alimentos, designadamente ao nível da rotulagem, declarações de conformidade e rastreabilidade, incluindo a verificação na comercialização de loiças e utensílios de plástico (melamina) que contenham fibras de bambu ou outras fibras vegetais.

A ação de fiscalização visou ainda a verificação do cumprimento da obrigatoriedade de utilização de louça reutilizável ou biodegradável, nos estabelecimentos sedentários do setor da restauração e bebidas.

Durante a operação de fiscalização, que decorreu em todo o país, foram apreendidos 1.625 objetos destinados a entrar em contacto com géneros alimentícios por não cumprimento da atual legislação, num valor calculado em cerca de 1.100 euros.

Atualmente, refere a ASAE no comunicado, a legislação estabelece, entre outros requisitos de segurança e estabilidade para materiais em contacto com os alimentos, a “não libertação dos seus constituintes em níveis prejudiciais à saúde e a não alteração da composição, sabor e odor de forma inaceitável, devendo ainda ser assegurada a rastreabilidade dos materiais e objetos em todas as fases da cadeia”.

Tudo isto, explica a ASAE, para facilitar o controlo, a retirada de produtos defeituosos, a informação aos consumidores e a aferição e imputação de responsabilidades, sempre que necessário, não estando o uso de fibras de bambu e outros materiais vegetais triturados autorizados em materiais de plástico destinados a entrar em contacto com alimentos face à possibilidade de comprometerem a integridade do plástico, bem como representar um risco para a saúde do consumidor.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com