Saúde

ASAE encerra refeitório de hospital por falta de higiene e segurança alimentar

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 10-11-2022

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu hoje a laboração no refeitório do hospital de Évora (HESE), após detetar “irregularidades”, mas assegurou estar salvaguardado o fornecimento de refeições aos utentes da unidade.

PUBLICIDADE

Contactada pela agência Lusa, por correio eletrónico, fonte da ASAE explicou que, “esta tarde, após denúncia, foi realizada uma ação de fiscalização direcionada à zona de confeção de refeições” do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

“No decurso da ação, por terem sido detetadas irregularidades, foi determinada a suspensão da laboração no local para a necessária correção das situações anómalas, salvaguardando-se o fornecimento de refeições aos utentes do hospital”, esclareceu a ASAE à Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

A Lusa pediu esclarecimentos a este organismo depois de o jornal Correio da Manhã ter avançado, a meio da tarde, uma notícia intitulada “ASAE encerra refeitório do hospital de Évora por falta de higiene e segurança alimentar”.

Nesta notícia, o jornal disse ainda que o refeitório hospitalar “é operado por uma empresa privada e as refeições são destinadas a funcionários e utentes”.

PUBLICIDADE

A Lusa colocou mais questões à ASAE, através de correio eletrónico, mas não obteve outros esclarecimentos.

Também numa resposta à Lusa por correio eletrónico, o HESE indicou ter recebido “uma visita da ASAE”, esta tarde, durante a qual “tomou conhecimento de algumas não conformidades técnicas detetadas nas instalações do serviço de alimentação do hospital”.

A unidade hospitalar adiantou que o conselho de administração já reuniu com a empresa prestadora de serviços que opera no refeitório hospitalar e que foram “definidas as medidas necessárias para resolver” as irregularidades detetadas.

Essas medidas, acrescentou, “já se encontram em implementação”.

O HESE salientou ainda que, apesar da suspensão da laboração no refeitório, as refeições para os utentes e profissionais estão asseguradas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE