Economia

ASAE deteta queijos produzidos com leite de animais contaminados com brucelose em local não licenciado

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-08-2019

A ASAE realizou esta semana uma ação de fiscalização a um local não licenciado e não autorizado de fabrico de queijos, no concelho de Azambuja, após confirmação de doentes com brucelose pela autoridade de saúde, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

A ação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) foi realizada através da Unidade Regional do Sul, “após comunicação da Autoridade de Saúde de confirmação de doentes com patologia de brucelose”, segundo um comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

Após investigações, a ASAE detetou o local “não licenciado e não autorizado”, uma residência particular, onde os queijos eram fabricados tendo sido colhidas amostras de leite e queijo para realização de análises.

No local, foi ainda detetada a presença de animais da espécie caprina “sem a devida colocação obrigatória de ‘brinco de identificação’, situação esta em desobediência com a notificação de sequestro e abate determinado anteriormente pela Direção-geral de Alimentação e Veterinária, (DGAV).

PUBLICIDADE

“Neste processo foram ainda constituídos cinco indivíduos como arguidos e verificada a infração de maus tratos a animais domésticos (cães) pelo risco de propagação de doença, situação esta acompanhada também pela DGAV”, lê-se no comunicado da ASAE.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE