Coimbra

Casa de Saúde Rainha Santa Isabel acolhe reflexão sobre a autonomia das pessoas com deficiência intelectual

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-10-2016

Com o objetivo de refletir sobre a importância da autonomia das pessoas com deficiência intelectual e/ou doença mental e discutir a intervenção dos Grupos de Autorrepresentação (GAR’s) como agentes promotores de uma ampla inclusão social, o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus vai promover o III Encontro da GAR´S – “ Contemplar a Autonomia “, que se realiza nos dias 6 e 7 de outubro na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, em Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

saude-mental-726x400

Do ponto de vista histórico, as pessoas com deficiência (física ou intelectual) e/ou com doença mental foram afastadas dos processos decisórios da sociedade. Ao longo dos séculos, sob as mais variadas organizações sociais, foram consideradas inaptas para efetivar a participação, sendo relegadas a uma situação de exclusão.

PUBLICIDADE

Atualmente, os movimentos em defesa dos direitos das pessoas com deficiência/doença mental assumem um papel cada vez mais importante e significativo. 

Papel este que deve ser aplicado à saúde, à educação, ao trabalho e a outros serviços que impliquem a participação das pessoas envolvidas em todos os momentos dos seus projetos de vida. A sua finalidade é advogar para a garantia dos direitos fundamentais básicos e os serviços necessários para assegurar uma inclusão social ampla.

PUBLICIDADE

Assim, para discutir o empoderamento das pessoas com deficiência intelectual, a Casa de Saúde Rainha Santa Isabel recebe o III Encontro do GAR´S, onde no dia 6 será analisada a influência da autonomia na vida do ser humano e todos os níveis de ação do GAR´S para o desenvolvimento da mesma. O dia acabará com uma visita a Coimbra e um jantar social.

No segundo dia de trabalhos decorrerão conferências e reflexões no âmbito prático da anatomia lideradas por médicos ou profissionais de saúde que conhecem esta realidade de perto. Os temas para este dia incidem sobre: a autonomia em instituições; lazer enquanto dimensão da autonomia e da qualidade de vida; e a espiritualidade nas pessoas com doença mental institucionalizadas. No encerramento do evento, proceder-se-á à tradicional entrega da chave da hospitalidade.

O III Encontro da GAR´S ”Contemplar a Autonomia” estará aberto a todos os profissionais da área de saúde mental, assim como ao público em geral que tenha interesse no tema.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE