Coimbra

As temperaturas vão baixar (mais!) na semana do Natal e a culpa é das “altas pressões”

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 15-12-2023

O estado do tempo em Portugal nas semanas que englobam o Natal e a Passagem de Ano deverá ser influenciado pelas altas pressões. Mas, em meteorologia, há sempre lugar para surpresas!

PUBLICIDADE

Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal  prevê que de acordo com o modelo de referência da Meteored Portugal, enquanto que para os Arquipélagos dos Açores e da Madeira se vislumbram semanas com temperaturas acima da média climatológica de referência para esta altura do ano, em Portugal continental observa-se um cenário bastante diferente nos mapas.

Assim, para o Continente,  projeta uma anomalia térmica negativa de norte a sul da geografia, esperando-se, por isso, temperaturas inferiores ao que é habitual nesta época. Deste modo, o tempo frio poderá estar às portas de se instalar em Portugal continental, precisamente na semana de 18 a 25 de dezembro.

PUBLICIDADE

Prevê ainda que o estado do tempo em Portugal continental na semana de 18 a 25 de dezembro seja fortemente influenciado pelas altas pressões. O domínio do anticiclone junto do nosso país parece convergir com o que se observa nos mapas: uma semana com precipitação inferior à média em quase toda a Península Ibérica, em que o extremo ocidental da Península – Portugal continental e Galiza – poderão vir a registar algumas das anomalias de precipitação negativas mais pronunciadas.

Tendo isto em conta, se a probabilidade de queda de neve nos dias de Natal no nosso país já é, por norma, bastante reduzida, a ausência de precipitação torna-a uma impossibilidade. No entanto, isto não quer dizer que não irá chover (ou nevar se houver frio suficiente em altitude) em nenhum lugar do país, pois existe sempre a possibilidade de alguma frente atlântica perfurar o “escudo” das altas pressões e despejar chuva. Para os Açores e Madeira também se verifica uma tendência para tempo mais seco do que o normal, pelo menos no que toca à semana do Natal.

PUBLICIDADE

publicidade

Tal como para o Natal, ainda é muito cedo dizer qual será o estado do tempo na Passagem de Ano. Apenas podemos ter, num caso e noutro, uma ideia bastante geral e muito pouco concreta. Assim, só é possível adiantar se fará mais frio ou mais calor do que o normal, ou se poderá chover mais ou menos do que a média de referência.

Segundo os mapas, a continuidade do padrão NAO+ até aos primeiros dias de 2024 sugere a continuidade de um tempo anticiclónico na maioria das unidades territoriais nacionais (Continente e Madeira). A partir dessa altura, verifica-se uma primeira tendência para o enfraquecimento das altas pressões, o que poderia resultar, eventualmente, no regresso de alguma instabilidade ao nosso país.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE