Coimbra

Catarina Furtado afirma em Coimbra que “raparigas e mulheres são a população mais vulnerável no mundo” (com vídeos)

Bruna Correia | 2 anos atrás em 07-10-2022

Qual é, afinal, o papel da academia na saúde, educação sexual compreensiva e direitos humanos? É este o mote do seminário, a decorrer durante o dia 7 de outubro, no anfiteatro do Laboratório Chímico da Universidade de Coimbra, no âmbito das celebrações do Dia Internacional das Meninas e Raparigas que se assinala há 10 anos no dia 11 de outubro. 

PUBLICIDADE

A apresentadora de televisão Catarina Furtado marcou presença no primeiro painel, enquanto embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), e defende que o papel da academia é essencial para promover a igualdade de género. “É fundamental que os próprios professores tenham a dimensão da importância de promover a igualdade de género e prevenir e proteger as raparigas e mulheres, porque são elas a população mais vulnerável no mundo inteiro”, afirmou.

O programa do seminário contempla várias conferências dedicadas aos temas da discriminação, violência sexual e educação sexual.

PUBLICIDADE

publicidade

Refira-se que, de acordo com Mónica Ferro, diretora do Escritório em Genebra do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), e segundo os dados de um relatório referente a 2021, “nalguns países cerca de um quarto das mulheres não consegue dizer que não a ter sexo, quase um quarto das mulheres não tem capacidade autónoma de decidir sobre os seus próprios cuidados de saúde e quase 10% não é capaz de fazer uma decisão autónoma sobre que métodos de contraceção quer usar”.

A segunda parte do seminário é dedicada ao tema da saúde e direitos humanos no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com a participação de conferencistas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

PUBLICIDADE

A sessão de encerramento do seminário “O papel da Academia na Saúde, Educação Sexual Compreensiva e Direitos Humanos”, pelas 18h15, fica a cargo de Paulo Nossa e do Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva.

Veja os vídeos do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE