Coimbra

As prioridades da advogada Teresa Letras à frente do Conselho Regional de Coimbra

António Alves | 3 horas atrás em 22-05-2025

A advogada Teresa Letras elegeu quinta-feira as suas prioridades para a liderança do Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados.

Na presença do recém-empossado Bastonário João Massano, a causídica reconheceu que são muitos os desafios que a profissão enfrenta nos próximos tempos.

Em declarações perante antigos responsáveis e colegas de profissão, bem como elementos que compõem o Conselho Regional e Conselho de Deontologia e autarcas da região, Teresa Letras lembrou que “as alterações estatutárias que foram introduzidas em 1 de abril de 2024 trouxeram uma renovada preocupação”.

PUBLICIDADE

Desde logo, e como explicou, “há uma mudança de paradigma, é preciso dar resposta às muitas solicitações”.

Por outro lado, a advogada que foi reeleita recentemente para o cargo afirmou que “é preciso efetivamente apostar na dignificação por via da qualificação dos profissionais, porque a verdadeira marca diferenciadora será a formação e a capacidade, junto da sociedade civil, de mostrar a importância daqueles que serão sempre os guardiões dos direitos, liberdades e garantias”.

“O Conselho Regional de Coimbra, qual timoneiro numa viagem que a todos convoca, vai estar atento, vai continuar a desempenhar o seu trabalho, procurando mobilizar todos os advogados que se reúnam, fazendo-os usar aquilo que é o nosso lema de candidatura e já foi no mandato anterior”, frisou.

Veja o Direto NDC com Teresa Letras

A equipa que tomará posse integra ainda Pedro Alves Loureiro, vice-presidente (Leiria), e os vogais Carlos Santos Silva (Mealhada), Elisabete Monteiro (Coimbra), Emanuel Simões (Viseu), Filipe Veiga de Oliveira (Coimbra), Joana Petrucci Rocha (Covilhã), Maria de Fátima Duro (Tomar), Marta Ávila (Coimbra), Miguel Garrido (Aveiro) e Paula Fernando (Coimbra).

Veja o Direto com o discurso de Teresa Letras

Antes deste discurso usou da palavra a presidente do Conselho de Deontologia. Lígia Carneiro prestou homenagem ao antigo presidente do Conselho de Deontologia Rui Magalhães, falecido em janeiro de 2025, e ao funcionário do concelho que já se reformou, José Banaco.

Sobre o mandato que agora tem início, e para o qual foi reeleita em março de 2025, a advogada reconheceu que “é o primeiro que se insere no contexto da recente reforma legislativa, a qual, relativamente aos órgãos jurisdicionais da Ordem, Conselho Superior e Conselhos de Deontologia, passou a impor uma composição dos órgãos por forma a integrar também não-advogados”.

Veja o discurso de Lígia Carneiro

Para finalizar a tomada de posse usou da palavra o bastonário Jorge Massano. O novo presidente do Conselho Geral da Ordem dos Advogados lembrou que os dirigentes que esta quinta-feira tomaram posse vão ter a responsabilidade de festejar o centenário do conselho regional.

“Essa honra implica que tenham naturalmente a consciência do que aí vem e do que nos vai ser exigido a todos por estarmos na ordem dos advogados, a mais antiga associação profissional nesta fase”, afirmou.

Ao mesmo tempo, garantiu a autonomia do conselho esperando também que “cooperem connosco na prossecução dos interesses dos advogados e da sua ordem, como disse a senhora presidente, sem confrontos, sem qualquer tipo de animosidade que não seja a própria da divergência de ideias que todos saudamos e pretendemos”.

Veja a intervenção de Jorge Massano

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE