Portugal

As incríveis utilidades das cascas de maçã

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 meses atrás em 23-01-2024

A maçã é uma fruta versátil que pode ser utilizada em diversas receitas, desde pastéis a sumos, e até mesmo como acompanhamento em saladas de vegetais crus.

PUBLICIDADE

Na hora, muitas pessoas deitam fora as cascas, que são muito úteis, seja na cozinha ou dentro de casa. Aqui ficam 5 dicas para reutilizar as cascas:

1.Chá: Antes de começar, seque as cascas. Deve esperar uma semana, mas se estiver com pressa, leve ao forno por 40 minutos entre os 50° e 80°C, deixando a porta do forno entreaberta para libertar a humidade.

PUBLICIDADE

Despeje água quente diretamente sobre as cascas. Para melhorar o sabor, é possível polvilhar as cascas com canela ou baunilha antes de secar.

2.Perfumar a casa: Coloque algumas cascas de maçã numa tigela e despeje água a ferver. O vapor libertado irá difundir um aroma por toda a sua casa.

PUBLICIDADE

publicidade

Para perfumar roupas, seque as cascas no forno e embrulhe-as num saco de algodão, que pode ser colocado no fundo do guarda-roupa, armário ou gaveta.

3.Vinagre de cidra caseiro: Encha 3/4 da jarra de vidro com cascas e caroços de maçã. De seguida, adicione o açúcar à água e misture até ficar diluído. Despeje a água na jarra. Cubra-a com um pedaço de pano e coloque-a num local aquecido por aproximadamente 14 dias. Mexa a mistura a cada 3 dias, removendo qualquer espuma que se forme no topo. Após 14 dias, filtre o líquido, retirando os resíduos de maçã. Guarde por 2 a 4 semanas para que o vinagre de cidra desenvolva todo o seu sabor, pode ler-se no Informe Brasil.

4. Limpar panelas de alumínio: Numa panela, misture as cascas com água e aqueça a mistura até ferver. Deixe por cerca de 30 minutos e, em seguida, com uma esponja embebida nesta mistura, esfregue os utensílios. Lave com água, pois o ácido nas cascas da maçã remove as manchas mais difíceis dos objetos de alumínio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE