Seleção de frases que marcaram a atualidade nacional em 2025.
“Tento não ser moralista [mas] se não houver portas abertas, nomeadamente nos cuidados de saúde primários, as populações vão procurar aquilo que podem, nomeadamente, os serviços de urgência.”
Bernardo Gomes, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública
PUBLICIDADE
Lusa, 03-01-2025
“O sistema de justiça, na esfera dos tribunais, precisa de uma verdadeira reforma.”
Carlos Castelo Branco, na posse como presidente do Tribunal da Relação de Lisboa
06-01-2025
“Se eles são pedófilos, se eles são traficantes, se eles forem ilegais, se eles assediarem e perseguirem as mulheres, se eles traficarem droga, se eles derem cabo da nossa vida e dos nossos valores, encostem-nos à parede, uma e outra e outra vez, até perceberem que este país é nosso.”
André Ventura, na concentração promovida pelo Chega na Praça da Figueira, em Lisboa, denominada “Pela autoridade e contra a impunidade”
11-01-2025
“Não nos encostem à parede, porque fomos nós que construímos as paredes [de Portugal]. O aeroporto [de Lisboa] não funciona, o [centro comercial] Colombo não funciona, nenhuma infraestrutura funciona sem os bairros [periféricos].”
Vânia Puma, do Coletivo Mulheres Negras Escurecidas
11-01-2025
“Os funcionários judiciais sabem que têm na ministra da Justiça uma aliada. Mas uma aliada não é alguém que distribui dinheiro público na proporção do ruído ou do número de notícias.”
Rita Alarcão Júdice, ministra da Justiça, na abertura do ano judicial
13-01-2025
“O que parece estar por detrás disto é uma coisa impensável. Com a informação que tenho hoje, teríamos tido cautelas. Não eram redobradas, eram quintuplicadas sobre esta situação [acesso das gémeas luso-brasileiras ao Serviço Nacional de Saúde], como é óbvio.”
Daniel Ferro, antigo presidente do Hospital Santa Maria, na comissão parlamentar de inquérito ao caso das crianças tratadas com o medicamento Zolgensma, em 2020
14-01-2025
“Estamos a assistir a um momento de desinformação, ‘fake news’ e ameaças híbridas e é isso tudo que leva a fundamentar a perceção de insegurança.”
Luís Neves, diretor nacional da Polícia Judiciária
17-01-2025
“As condecorações presidenciais dos ‘ex-qualquer coisa’ transformadas num ato administrativo que bem podia ser chancelado pelo chefe da secretaria. É um regresso ao passado. Lembro-me que era assim antes do 25 de Abril para parecer o que não é. São os superiores ditames da hipocrisia.”
Rui Rio, ex-líder do PSD, sobre a condecoração do Presidente da República à ex-procuradora-geral da República Lucília Gago
X, 17-01-2025
“A esmagadora maioria das vítimas que nos contactam acredita que o Papa está do seu lado. Não questionam isso. Acham, muitas delas, é que ele está sozinho, a remar contra uma maré muito gigante.”
Rute Agulhas, coordenadora do Grupo VITA, criado pela Conferência Episcopal Portuguesa para acompanhar as situações de abuso sexual na Igreja Católica
Renascença/agência Ecclesia
19-01-2025
“Na tourada há a dignidade, há a responsabilidade, aprende-se a trabalhar em grupo, aprende-se a cumprir as regras, há disciplina. Eu não encontro uma escola de cidadania melhor do que a tourada.”
António Ventura, secretário regional da Agricultura e Alimentação dos Açores
24-01-2025
“O meu silêncio não é nenhuma confissão. O deputado, como jurista, sabe que, em Direito, o princípio de que ‘quem cala consente’ não existe. Não existe.”
António Lacerda Sales, antigo secretário de Estado Adjunto e Saúde, ouvido no Parlamento sobre o caso das gémeas luso-brasileiras, após ser interpelado pelo presidente do Chega, André Ventura
24-01-2025
“Perante o facto de não haver novos dados de facto que respeitem a qualquer intervenção do Presidente da República, entendi que não há matéria sobre a qual me pronunciar [no caso das gémeas tratadas no Hospital de Santa Maria].”
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
30-01-2025
“A PSP está blindada contra qualquer tipo de politização ou partidarização na sua ação. A nossa obediência é à Constituição e à lei.”
Luís Carrilho, diretor nacional da PSP, ouvido no Parlamento
05-02-2025
“Dizem por aí que eu estou a prazo. Estou sim senhor, estamos todos, os senhores também estão. Porque numa democracia estamos todos a prazo, estamos todos sujeitos à avaliação do povo.”
Ana Paula Martins, ministra da Saúde, na interpelação ao Governo sobre o Serviço Nacional de Saúde
06-02-2025
“Em quatro anos, o homem [Carlos Moedas] que já foi executivo da Goldman Sachs, mordomo da ‘troika’, fez-se um aprendiz de Napoleão em Lisboa.”
Mariana Mortágua, coordenadora do BE, no lançamento da candidatura da bloquista Carolina Serrão à autarquia de Lisboa
08-02-2025
“É rigorosamente falso que os imigrantes tirem postos de trabalho aos portugueses. Isso é totalmente falso. Não há portugueses que queiram apanhar fruta em Odemira.”
António Vitorino, presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo
11-02-2025
“Vou defender até ao fim da vida as urgências referenciadas, até que a voz me doa.”
Ana Paula Martins, em audição no Parlamento
12-02-2025
“Ter conhecimento da substituição através de um telefonema do meu sucessor, sem uma qualquer palavra prévia por parte da tutela, é no mínimo deselegante e não pode deixar de ser assinalado.”
Teresa Machado Luciano, ex-presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal
Lusa, 14-02-2025
“Uma próxima grande epidemia ou pandemia – que vamos ter de certeza – vai ser muitíssimo mais complexa, muitíssimo mais rápida, muitíssimo mais ruidosa e com muitíssimas mais fraturas sociais.”
Graça Freitas ex-diretora geral da Saúde
Lusa, 22-02-2025
“Um imigrante é estrangeiro, mas um estrangeiro não é necessariamente um imigrante. As cadeias têm muita gente que é estrangeira, mas não é imigrante.”
Luís Neves, diretor nacional da Polícia Judiciária
26-02-2025
“A sua fragilização [Serviço Nacional de Saúde] é a fragilização da política e da democracia.”
Marta Temido, antiga ministra da Saúde
Lusa, 01-03-2025
“Estamos a assistir a uma terceira guerra mundial em pedaços. Mas corramos o risco de pensar que não estamos em agonia, mas em parto; não estamos no fim, mas no início.”
José Tolentino de Mendonça, cardeal português, numa celebração eucarística pela saúde do Papa, em Roma
12-03-2025
“O centro da política de saúde deixou de ser os utentes (…). Infelizmente, este foi um mandato caracterizado pela destruição, com um único objetivo concreto: o poder pelo poder.”
Fernando Araújo, antigo diretor do SNS
Expresso, 14-03-2025
“Foram 18 anos muito bem acompanhado. Se não fossem os meus camaradas dos sindicatos e das coordenações, não tínhamos feito o que fizemos. Alguém tem de dar a cara, mas o trabalho é coletivo.”
Mário Nogueira, anunciando que não será candidato secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) no congresso, em maio
21-03-2025
“Qualquer homem da minha idade que diga que nos anos 60 ou 70 não fez um piropo ou um galanteio a uma mulher ou é mentiroso ou é hipócrita. E qualquer mulher desta idade que recebeu um piropo ou um galanteio e nunca gostou é mentirosa ou hipócrita.”
Boaventura Sousa Santos, fundador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sobre as acusações de assédio sexual e moral de que foi alvo
CNN Portugal, 30-03-2024
“[A publicação dos ‘rankings’ das escolas é, sobretudo,] um grande contributo que a comunicação social dá às escolas privadas em termos de promoção.”
Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares
Lusa, 04-04-2025
“Queridos irmãos e irmãs doentes, neste momento da minha vida partilho muito convosco: a experiência da doença, de me sentir fraco, de depender dos outros para muitas coisas, de precisar de apoio.”
Papa Francisco, numa homilia lida em seu nome na missa do Jubileu dos enfermos
06-04-2025
“Nunca reconhecerei ter cometido qualquer crime de corrupção, porque se o fizesse estaria a mentir. A verdade é filha do tempo e não da autoridade, como disse Galileu quando foi condenado pelo Tribunal do Santo Ofício com base num erro.”
Manuel Pinho, ex-ministro, após a confirmação pelo Tribunal da Relação de Lisboa da sua condenação a 10 anos de prisão
Lusa, 11-04-2025
“Ainda que seja certo que o arguido [Ricardo Salgado] padece [atualmente] de uma situação pessoal de doença mental, geradora da necessidade de cuidados a esse nível, igualmente temos como certo que o mesmo não está no patamar de incapacidade que alega.”
Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa confirmando a condenação de Ricardo Salgado a seis anos e três meses de prisão por ter, alegadamente, corrompido num total de cerca de 4,9 milhões de euros o ex-ministro Manuel Pinho (2005-2009)
14-04-2025
“O que está a acontecer nos Estados Unidos é uma tristeza enorme. É uma tristeza para o mundo inteiro. É um desastre mundial.”
Maria Manuel Mota, cientista, sobre o desinvestimento do Estados Unidos na ciência
TSF, 17-04-2025
“O Procurador-Geral da República entendeu por bem abrir estas duas averiguações preventivas [ao primeiro-ministro e ao líder do PS], é um critério dele. Eu não vou criticá-lo, nem vou pronunciar-me sobre ele, porque não posso, (…) nem o devo fazer, mas provavelmente eu não o faria.”
Maria José Fernandes, procuradora-geral adjunta, no final da apresentação a norte do livro “Pela Reforma da Justiça – O grupo do Manifesto dos 50
30-04-2025
“Se me permite a expressão, eu acho que os mínimos olímpicos estão assegurados, mas falta obter as qualificações finais e isso não está ainda. Até porque o sucesso deste plano [de restruturação] depende de um conjunto de variáveis.”
Paulo Sousa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Lusa, 13-05-2025
“Aumentar a moldura penal [para os casos de violência doméstica] pouco nos vai servir, porque se os casos não chegam a julgamento, se a suspensão de inquérito acontece regularmente, a moldura penal vai ser irrelevante.”
Rita Alarcão Júdice, ministra da Justiça
28-05-2025
“Mete muita impressão pensar que em Portugal, 50 anos após o 25 de Abril, ainda há pessoas que estão atiradas para caves e que têm apenas um colchão para dormir.”
Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares
Renascença, 30-05-2025
“Disseram que iam abrir uma call para a direção artística, porque achavam que o cargo tinha de ser legitimado. (…) Acabei de saber, estou bastante perplexa (…), acho que não se despede ninguém por telefone.”
Aida Tavares, após ser afastada como diretora artística para as Artes Performativas e Pensamento do Centro de Cultural de Belém através de uma chamada telefónica feita pelo Conselho de Administração
TSF, 04-06-2025
“Sem prejuízo de uma mais aprofundada análise da decisão do Tribunal da Relação de Coimbra hoje conhecida, parece evidente que a mesma vem confirmar que a culpa morreu solteira na tragédia de 17 de junho de 2017, o que, infelizmente, ficará gravado para sempre na história do nosso país.”
André Batoca, advogado que representa seis assistentes que perderam familiares nos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, numa declaração escrita enviada à agência Lusa, após o Tribunal da Relação de Coimbra confirmar a absolvição dos 11 arguidos.
25-06-2025
“Não sou amigo de Luís Montenegro. Se houver fundamento, abriremos inquérito [ao caso Spinumviva].”
Amadeu Guerra, procurador-geral da República, em entrevista ao programa Justiça Cega, da Rádio Observador
26-06-2025
“O SNS [Serviço Nacional de Saúde] atravessa um momento crítico sem precedentes.”
Carlos Cortes, ao tomar posse como bastonário da Ordem dos Médicos
26-06-2025
“Eu não disse que o engenheiro José Sócrates tinha que provar o que quer que seja, nem tinha que provar a sua inocência, eu não referi isso, disse que haveria uma oportunidade em julgamento para fazer a prova de inocência. Só isso. Para se provar a inocência, ele fará, se quiser. Se os factos que o Ministério Público invoca não se provarem, não é preciso mais nada.”
Amadeu Guerra, a propósito de declarações suas proferidas ao jornal Observador há uma semana
04-07-2025
“No dia em que o senhor primeiro-ministro, que é o meu primeiro-ministro, entender que chegou ao fim a minha missão, nesse dia eu termino. Até lá permanecerei, porque governar é enfrentar problemas e assumir responsabilidades, encontrando soluções.”
Ana Paula Martins
04-07-2025
“As coisas melhoraram [com Amadeu Guerra como procurador-geral da República], ligeiramente. Mas também, que não se veja isto como um elogio. Porque eu não vejo bem como é que se pudesse ser pior do que foi com Lucília Gago.”
Rui Rio, antigo presidente do PSD
Renascença, 17-07-2025
“Esta não foi a primeira intervenção [demolições de construções ilegais no bairro de Talude], nem será a última. Não permitimos que se viva em condições desumanas, ilegais e perigosas. Não permitimos no concelho de Loures a construção de barracas, não por falta de empatia, mas porque é única forma de garantir a segurança e justiça para todos.”
Ricardo Leão, presidente da Câmara de Loures
17-07-2025
“Seria um retrocesso enorme se a educação para a sexualidade saísse das escolas e da formação dos alunos. E se isso fosse verdade, o clamor que surgiu faria sentido.”
Fernando Alexandre, ministro da Educação, após um encontro com os diretores das escolas de todo o país, em Lisboa
23-07-2025
“A decisão [do Tribunal Constitucional] de inconstitucionalidade sobre a lei dos estrangeiros não é compreensível. Não há nenhum direito familiar que se sobreponha à segurança do país e das suas fronteiras. É um espírito de esquerda que se apoderou das instituições.”
André Ventura, presidente do Chega
X, 08-08-2025
“O TC [Tribunal Constitucional] não fez mais do que o seu dever. Existia efetivamente nesta proposta várias situações que roçam as políticas autoritárias, com um cariz forte de neocolonialismo, apoiadas pela direita radical.”
Timóteo Macedo, presidente da Associação Solidariedade Imigrante
Lusa, 08-08-2025
“Confesso que estremeci ao ouvir. As taxas moderadoras já não existem no Serviço Nacional de Saúde, salvo urgências não referenciadas, desde maio de 2022.”
Marta Temido, após o Governo anunciar a isenção de taxas moderadoras na saúde nas zonas afetadas pelos incêndios
X, 21-08-2025
“Não falhámos na promessa que fizemos aos portugueses. Dissemos que estaria melhor do que no ano em que entrámos, e estamos melhores, mas ainda não estamos bem.”
Ana Paula Martins
SIC Notícias, 25-08-2025
“Decorrido mais de meio ano de atividade, e após profunda reflexão, tomo esta decisão por entender que não estão reunidas, ao nível do presente Conselho de Administração, condições de confiança e solidariedade institucional que me permitam exercer o cargo em plenitude.”
Isabel Pires de Lima, em comunicado de demissão de presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves
26-08-2025
“Estivemos sempre ao leme, a acompanhar a situação no terreno e a coordenar as ações políticas da nossa responsabilidade. Estivemos antes, estivemos durante e estivemos depois de cada ocorrência.”
Luís Montenegro, primeiro-ministro, no início do debate na Comissão Permanente da Assembleia sobre a situação dos incêndios em Portugal
27-08-2025
“Como é que nos pode vir aqui dizer que tudo funcionou? Como é que nos pode vir aqui dizer que investiu, que fez, que havia prevenção, quando sabemos, vimos e percebemos que não havia e que estamos nos piores da Europa nesta matéria?”
André Ventura, presidente do Chega
27-08-2025
“Os cientistas têm que perceber que têm a obrigação de devolver à sociedade o investimento que é feito neles.”
Fernando Alexandre, no jantar-conferência da Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide
29-08-2025
“Estamos com o diretor do DCIAP [Departamento Central de Investigação e Ação Penal, que tutela a averiguação preventiva] a ver quais são os meios necessários para terminar [averiguação à empresa do primeiro-ministro, Luís Montenegro].”
Amadeu Guerra, questionado sobre o andamento da averiguação preventiva que o procurador-geral queria que tivesse ficado concluída antes das férias judiciais
02-09-2025
“Há uma grande desigualdade de acesso ao ensino superior. Reduzirmos as propinas é colocar toda a sociedade a pagar o ensino daqueles que tiveram o privilégio de frequentar ensino superior e isso é regressivo.”
Fernando Alexandre
SIC Notícias, 02-09-2025
“Lisboa está de luto e é um momento trágico para a nossa cidade.”
Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, após o descarrilamento do ascensor da Glória
03-09-2025
“O ministro [da Educação] gostaria que isso fosse feito [entrada na Faculdade de Medicina de 30 candidatos num concurso especial de acesso], mas eu disse-lhe: ‘Eu não o faço. Eu cumpro a lei. Se o senhor ministro entende que deve ser de outra maneira, dê-me a ordem e eu executo-a.”
António Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto
Expresso, 05-09-2025
“Quero começar por dizer, de forma muito clara, que o senhor reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, mentiu. O mais alto representante de uma das mais importantes instituições de educação do nosso país mentiu.”
Fernando Alexandre, sobre alegadas pressões para aceitar candidatos ao curso de Medicina
05-09-2025
“[Jorge Coelho, antigo ministro do Equipamento do Equipamento Social, demitiu-se após a queda da Ponte de Entre-os-Rios porque] tinha recebido informações no seu gabinete sobre problemas de manutenção [daquela infraestrutura].”
Carlos Moedas
SIC Notícias, 07-09-2025
“Jorge Coelho demitiu-se na noite em que caiu a ponte Entre-os-Rios, com todas aquelas vítimas mortais. Carlos Moedas andou à fuga a ver onde é que se podia esconder naquela noite. Essa faz a diferença entre políticos, há os que dão a cara, os que não se escondem, e há os que estão sempre à procura de um beco para se poder esconder da responsabilidade.”
André Ventura
08-09-2025
“Não quero reivindicar aqui uma vitória de todos os humoristas, mas de certa maneira, acho que é uma vitória de toda a gente.”
Joana Marques, humorista que foi absolvida no processo movido pelos Anjos, que exigiam a retirada de um vídeo sobre atuação do hino nacional
Renascença, 03-10-2025
“A única responsável pela derrota da coligação que encabeço sou eu própria.”
Alexandra Leitão, cabeça de lista da coligação “Viver Lisboa” (PS/Livre/BE/PAN)
12-10-2025
“Os lisboetas foram claros. Os resultados destas eleições foram claros. Tivemos mais 30 mil votos do que da última vez. […] Os lisboetas no fundo disseram com clareza que querem mais Moedas.”
Carlos Moedas, cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL à Câmara de Lisboa
12-10-2025
“Eu acho os concursos [para direções na Cultura] uma estupidez canina. É um falso gesto democrático convidar pessoas para virem do estrangeiro para ganharem a miséria que se ganha aqui.”
Ricardo Pais, encenador
14-10-2025
“Não há qualquer diferendo entre nós [magistrados do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no caso Spinumviva, que envolve o primeiro-ministro] e, portanto, estamos determinados em acabar essa averiguação preventiva.”
Amadeu Guerra
14-10-2025
“É uma pouca-vergonha! Mas que fontes são estas? Eu posso acreditar nas notícias? Mas quem são estas pessoas, terão sido mesmo do Ministério Público? Terão sido inventadas? Quando nós, passados três quartos de hora, temos o responsável máximo da PGR a desmentir, isso leva-me a desconfiar das notícias.”
Hugo Soares, líder parlamentar do PSD, sobre notícias de eventual abertura de inquérito à Spinumvida de Luís Montenegro
RTP Notícias, 15-10-2025
“O principal problema do funcionamento dos tribunais de Portugal é que há muito tempo não há uma reforma. Houve uma visão de que era melhor não mexer do que estragar.”
João Cura Mariano, presidente do Supremo Tribunal de Justiça
18-10-2025
“Eu diria que temos algumas largas dezenas de milhares de pessoas que estão em situação irregular no território nacional.”
João Ribeiro, diretor nacional adjunto da PSP e responsável pela Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras
Lusa, 19-10-2025
“Há de facto algum aumento da criminalidade violenta, mas não é tanto quanto se ecoa a comunicação social, o que gera nas pessoas um sentimento de insegurança quanto à realidade que, nem sempre, coincide com o que efetivamente acontece.”
Maria Lúcia Amaral, ministra da Administração Interna
20-10-2025
“O cabo instalado [que unia as duas cabinas do elevador da Glória] não estava conforme com a especificação da Carris para utilização no ascensor da Glória, nem estava certificado para utilização em instalações para o transporte de pessoas.”
Relatório preliminar do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários ao acidente ocorrido com o elevador da Glória, em Lisboa, em 03 de setembro, e que causou 16 mortos e cerca de duas dezenas de feridos
20-10-2025
“Os crimes de ódio estão em pleno crescimento. Há uma grande difusão destas mensagens, designadamente contra mulheres. Perseguem-nas, perseguem pessoas de outras nacionalidades, de outros credos, de outras raças.”
Luís Neves
21-10-2025
“[A lei que visa proibir a ocultação do rosto em espaços públicos, através do uso de burcas ou outro tipo de vestuário, tem um] objetivo propositado, que é lançar todo um estigma para cima de uma comunidade religiosa.”
Paulo Mendes Pinto, especialista em ciência das religiões
Lusa, 25-10-2025
“A palavra atentado é muito forte, mas podemos dizer que pomos em causa aqui alguns dos princípios estruturais do Estado de direito.”
Nuno Matos, presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, sobre o modo como o juiz Ivo Rosa foi investigado e impedido pelo Ministério Público de consultar as investigações
Lusa, 27-10-2025
“Portugal fica mais Portugal [com a nova lei da nacionalidade].”
António Leitão Amaro, ministro da Presidência, no período de intervenções antes das votações da nova lei da nacionalidade
28-10-2025
“Alguém deve ter a gentileza de dizer à ministra da Saúde que ela já deixou de o ser”
José Luís Carneiro, secretário-geral do PS, sobre a notícia do jornal Público segundo a qual a Direção Executiva do SNS deu indicações aos hospitais para cortarem na despesa, mesmo que isso implique abrandar consultas e cirurgias
29-10-2025
“Se acaba o Governo, entra outro com outra política de saúde. Depois entra outro, que tem outra política de saúde. Não há política de saúde que aguente, não há. Ou melhor, não há saúde que aguente.”
Marcelo Rebelo de Sousa, no encerramento de uma conferência sobre os 50 anos do Serviço Médico na Periferia
30-10-2025
“Não, não me demito.”
Ana Paula Martins, na sequência do caso da morte da grávida de 38 semanas após consulta de rotina no Amadora-Sintra
31-10-2025
“A competição leva-nos muitas vezes a esquecer o essencial, a comunidade, o grupo e a nossa profunda natureza. Faz-nos esquecer que os direitos humanos são para todos e que isso não deveria nunca ser motivo de dúvida ou hesitação.”
Maria João Pires, pianista, no discurso de agradecimento do Prémio Helena Vaz da Silva, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa
01-11-2025
“Repudio e recuso participar e validar, um minuto mais que seja, neste simulacro de julgamento, neste ‘julgamento a brincar’.”
Pedro Delille, renunciando ao mandato de defensor do antigo primeiro-ministro José Sócrates no julgamento da Operação Marquês
04-11-2025
“[Ana Paula Martins] É uma mulher muito arrogante. (…) Já se verificou num ou noutro caso – ainda não estão concluídos todos os inquéritos – que houve essa culpa e ela pura e simplesmente continua em exercício de funções. Entrou com um mecanismo de vingança.”
Pacheco Pereira, historiador e antigo dirigente do PSD
TSF/CNN, 10-11-2025
“[Este caso] não pode deixar de ser uma lição para o futuro em termos de como deve funcionar a justiça. Agora, fica para a história, de facto, a lição. E a lição é muito simples: é a de que há regras que dizem que as escutas a um primeiro-ministro têm de ser validadas pelo Supremo Tribunal de Justiça e que isso deve acontecer enquanto ele é primeiro-ministro.”
Marcelo Rebelo de Sousa, sobre o caso das escutas não validadas ao ex-primeiro-ministro António Costa
21-11-2025
“Um primeiro-ministro não pode ser escutado sem uma autorização do Supremo Tribunal de Justiça, ponto final. E mesmo isso tem de ser muito bem ponderado antes de ser autorizado.”
Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros
“Em matéria desta natureza, e estando em causa a escuta de um primeiro-ministro, é o próprio procurador-geral da República que deve dar cabais esclarecimentos ao país, como também deve anunciar as consequências que retira em termos de apuramento das responsabilidades.”
José Luís Carneiro, secretário-geral do PS
21-11-2025
“Temos de ter toda a certeza, em Portugal, que as escutas que são feitas pelas autoridades de investigação são escutas feitas dentro da legalidade.”
Luís Montenegro, primeiro-ministro, sobre as escutas não validadas a António Costa
23-11-2025
“Isto [congelamento das propinas] é um retrocesso histórico e vai da esquerda à direita, à extrema-direita, e, por isso, eu tenho pena porque é uma péssima decisão para o ensino superior português.”
Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação
28-11-2025
“Lamentavelmente, não me resta outra atitude que não a demissão das minhas funções, perante a forma de tratamento com intuito humilhante, degradante, discriminatório e persecutório de que fui alvo ao longo do último ano por parte da administração do hospital.”
Miguel Alpalhão, médico dermatologista, que recebeu mais de 700 mil euros em três anos de cirurgias adicionais no Hospital de Santa Maria
28-11-2025
“Isto [congelamento das propinas] é um retrocesso histórico e vai da esquerda à direita, à extrema-direita, e, por isso, eu tenho pena porque é uma péssima decisão para o ensino superior português.”
Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação
28-11-2025
“Ah, sim, sinto frustração [pelos números da pobreza em Portugal].”
Marcelo Rebelo de Sousa, durante uma visita ao Banco Alimentar Contra a Fome, em Alcântara, Lisboa, no dia em que arrancou a campanha de recolha de alimentos
29-11-2025
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
