Portugal
As 7 luzes indicadoras de avaria do automóvel que o condutor deve conhecer. Sobretudo nas férias!

Com os avanços da indústria automóvel nos últimos anos, os automóveis passaram de apenas poucas luzes de aviso — visíveis no painel de instrumentos atrás do volante — para mais de uma dezena. Desta forma, a Euromaster, especialista em cuidados e manutenção integral de veículos, identificou as sete luzes de aviso mais importantes e relevantes, cujo significado deve ser conhecido por todos os condutores.
Pressão dos pneus. Geralmente, é uma luz amarela que indica que poderá haver algum pneu com baixa pressão. A Euromaster lembra a importância de verificar regularmente a pressão dos pneus e de a ajustar aos níveis recomendados pelo fabricante, uma vez que conduzir com pressão baixa pode reduzir a vida útil do pneu em 20% e aumentar o consumo de combustível até 6%. Isto também acelera o desgaste da estrutura do pneu, aumentando o risco de rebentamento na estrada.
PUBLICIDADE
Nível de óleo do motor. Esta luz indicadora é geralmente amarela e tem o símbolo de uma almotolia de óleo. Costuma apagar-se quando o sistema é reabastecido, mas se o nível tiver descido significativamente, a Euromaster recomenda a mudança de todo o óleo, uma vez que o óleo antigo provavelmente já não está em boas condições e não é aconselhável misturá-lo com óleo novo. O óleo é como o “sangue” de um motor de combustão e pode provocar avarias graves e dispendiosas, sendo a rotura do motor a mais dispendiosa (podendo facilmente chegar até 6.000 euros).
Pressão do óleo do motor. Neste caso, a luz indicadora exibe uma almotolia de óleo vermelha e indica que a pressão do óleo do motor é demasiado baixa, e que o condutor deve parar o automóvel imediatamente. A luz de “aviso” neste indicador pode acender devido a uma fuga e consequente perda de pressão de óleo. Ao manter o motor em funcionamento sem pressão de óleo a lubrificação torna-se deficiente causando gripagem de alguns componentes.
Bateria. Um símbolo vermelho de bateria indica normalmente que a bateria não está a carregar, embora também possa ser devido a uma falha no sistema elétrico ou à incapacidade do alternador em gerar tensão suficiente para alimentar todos os sistemas. Neste caso, a Euromaster recomenda o seguinte: não desligue o motor, tendo em conta que pode impossibilitar o arranque do mesmo, e conduza até à oficina mais próxima. Durante esta viagem deve reduzir ao máximo os consumidores (a/c, desembaciadores, rádio, etc)
Travões. Existem várias luzes de aviso relacionadas com os travões, sendo que a vermelha indica o perigo mais elevado. Neste caso, este sinal indica geralmente que o nível do líquido dos travões está baixo, provavelmente devido a uma fuga. Em alguns casos, pode também indicar um problema no sistema de travagem de emergência (ABS).
Líquido de refrigeração. Um termómetro vermelho indica frequentemente um problema com o líquido de refrigeração, geralmente porque a temperatura subiu muito, embora também possa indicar uma descida significativa do nível. De qualquer forma, é aconselhável desligar o motor, pois se este aquecer demasiado, a junta da cabeça poderá queimar e provocar a rotura do motor.
Anomalia nos gases de escape. Esta luz de aviso amarela indica que estão a ser registados parâmetros anormais no motor, no sistema de injeção de combustível e/ou nos gases de escape. Nestes casos, é provável que o modo de emergência esteja ativado, pelo que o condutor pode notar uma queda significativa no desempenho do motor. Poderá também significar que a viatura está a efetuar uma regeneração ao filtro de partículas.
Por outro lado, esta anomalia no sistema de escape é por vezes apresentada no painel de instrumentos como “Falha no motor”. Como se trata de uma luz muito abrangente o melhor é levar o veículo imediatamente a uma oficina e não continuar a conduzir, pois o potencial problema pode agravar-se.
PUBLICIDADE