Extra

AS 5 CRIPTOMOEDAS MAIS PRIVADAS E SEGURAS DE 2021

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-09-2021

A internet operou uma verdadeira revolução silenciosa nas nossas vidas, alterando significativamente o modo de comunicarmos, de trabalharmos e até de consumir. Em plena era digital, as nossas vidas saltaram para a world wide web, aproveitando todo o potencial da rede, tornando as nossas vidas, as nossas relações e o nosso trabalho mais fácil, simples, rápido e optimizado.

PUBLICIDADE

No entanto, essa migração do analógico para o digital também veio lançar novos desafios. Actualmente, o mais pertinente será mesmo o da segurança e privacidade online. Com as nossas vidas a estarem todas na internet e com a desmaterialização dos suportes físicos, tornou-se mais difícil saber onde e como colocar linhas vermelhas no que diz respeito à nossa privacidade e à dos nossos dados.

A tecnologia continua a procurar diariamente respostas para os nossos problemas e têm sido várias as ferramentas que têm procurado dar uma resposta a esta problemática. No campo financeiro, as criptomoedas são a tendência do momento, permitindo transacções financeiras totalmente anónimas, privadas e seguras. Com o aumento da procura cresceu também exponencialmente a oferta e, hoje em dia, são centenas as moedas digitais presentes no mercado. Fomos então analisa-las e perceber quais são as mais privadas e seguras neste ano de 2021.

PUBLICIDADE

publicidade
  1. DASH

A Dash é uma criptomoeda que tem tido vários nomes desde que foi criada em 2014, pelo famoso engenheiro informático Evan Duffield. Começou por se chamar XCoin e, depois, foi rebaptizada de Darkcoin, a “moeda negra”, o que transmitia melhor a ideia de anonimato e privacidade que o seu criador pretendia. No entanto, é sob o nome de Dash que a sua popularidade tem aumentado, sendo hoje a mais privada de todas as criptomoedas do mercado. Duffield decidiu avançar com a sua própria moeda digital depois de, ao trabalhar na Bitcoin, ter visto as suas propostas para aumentar a privacidade da moeda serem rejeitadas. No seu ponto de vista, como o grande benefício das criptomoedas é o anonimato, Duffield decidiu despedir-se para criar uma moeda mais à sua imagem.

  1. ZCASH

A Zcash foi falada pela primeira vez em 2013, mas só em 2016 viria a ver a luz do dia oficialmente. Foram três anos de desenvolvimento por parte do seu criador, Zuko Wilcox, que procurou assim criar a melhor moeda digital possível no que diz respeito à privacidade e anonimato. A Zcash tem o seu próprio protocolo que a tornam mais segura, explicando assim o aumento da sua popularidade no passado recente. Para além das transacções financeiras, a Zcash permite também transmitir informação totalmente anónima, segura e privada, graças à sua tecnologia e protocolos de criptografia inovadores.

PUBLICIDADE

  1. MONERO

Começou por se chamar Monero, mas entretanto foi rebaptizada e agora chama-se apenas Monero. Surgiu em 2014 pela mão de sete amigo engenheiros, dos quais cinco mantém-se anónimos, com o intuito de criarem uma moeda digital totalmente privada, que pudesse assim simbolizar e incorporar todos os princípios e vantagens da descentralização. Para que isso fosse possível, desenvolveram inclusive um protocolo novo, o CryptoNote, que criam um novo nível de segurança, fortalecendo o anonimato de cada transação com a Monero. Hoje em dia, é uma das moedas digitais mais procuradas por quem preza a sua privacidade e muitos investidores optam por comprar Monero porque sabem que têm garantida toda a sua segurança pessoal online.

  1. BEAM

Desta lista, a Beam é provavelmente a menos popular e isso reflecte-se no seu valor de mercado. No entanto, a sua eficiência em garantir o anonimato e a privacidade dos seus utilizadores é extremamente elevada. Todas as suas transacções da Beam são completamente anónimas e nenhuma informação privada fica armazenada na blockchain, garantindo assim transacções seguras de forma muito mais rápidas. 

  1. VERGE

A Verge é uma criptomoeda que recorreu a duas tecnologias de criptografia para criar uma opção mais segura e privada. Assim, a Verde une a tecnologia do Tor, o mais privado dos motores de busca, com o projecto I2P, que ajuda a garantir a privacidade dos usuários online. No entanto, a Verge tornaria-se popular após um popular site para adultos a ter adoptado como a primeira moeda digital aceite como método de pagamento, o que lhe deu um voto de confiança e uma espécie de selo de qualidade. Isso levou obviamente à sua valorização, sendo actualmente uma moeda digital muito bem reputada no sector.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE