Economia

Art&Tur mostra em Portugal os melhores filmes de turismo

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-08-2018

 Festival Internacional de Cinema de Turismo vai realizar-se em Leiria, de 23 a 27 de outubro, e terá centenas de filmes de todo o mundo a concurso. 

PUBLICIDADE

Esta é a 11.ª edição de um dos maiores eventos mundiais de promoção turística audiovisual. Um festival de cinema de e para o turismo, com uma competição internacional que atrai cerca de uma centena de produtores e realizadores.

PUBLICIDADE

publicidade

A concurso estarão filmes de turismo provenientes de todo o mundo, que serão exibidos no Teatro Miguel Franco e no Mercado de Sant’Ana, na cidade de Leiria.

Este ano, as inovações são muitas e extravasam as secções competitivas, tornando o festival num evento ainda mais rico e multifacetado. A grande novidade é o ART&TUR Factory. Uma iniciativa que vai trazer realizadores a Portugal com o objetivo de filmarem e produzirem pequenos filmes que serão exibidos numa sessão especial do certame. Os filmes, com a duração de 2 a 3 minutos, serão rodados em aldeias do Centro de Portugal integradas nas redes das Aldeias Históricas de Portugal e das Aldeias de Xisto.

PUBLICIDADE

Desta forma, o Festival ART&TUR irá contribuir para a afirmação institucional da Centro de Portugal Film Commission, entidade recentemente criada com a missão de captar para esta região projetos cinematográficos e audiovisuais e criar as condições adequadas para posicionar o Centro de Portugal como uma referência “film friendly” a nível mundial. A passagem do Festival ART&TUR para a região Centro é, precisamente, o primeiro resultado da colaboração entre o Turismo Centro de Portugal (TCP) e a Centro de Portugal Film Comission.

O Festival ART&TUR estrutura-se em três áreas complementares. O ART&TUR Contest, que consiste no festival de cinema propriamente dito e que inclui duas secções competitivas (“Tourfilm” e “Doc”); o ciclo de palestras e workshops com convidados nacionais e estrangeiros; bem como o ART&TUR Factory.

A componente competitiva do Festival ART&TUR, o ART&TUR Contest, desdobra-se em duas secções.

A secção “Tourfilm” é dedicada a campanhas publicitárias, filmes promocionais, vídeos de bloggers de viagens e filmes de animação. A maioria dos filmes inscritos nesta secção tem um carácter promocional, mostrando o melhor que se faz no mundo nesta área.

A secção “Doc” exibe curtas-metragens, documentários e programas de televisão, dispostos em categorias temáticas: Turismo Sustentável e Responsável; História & Património; Preservação da Biodiversidade; Desporto & Lazer; Natureza & Vida Selvagem; Etnografia e Sociedade; Biografias; Aventura; Expedições & Viagens; Arte, Música & Cultura; Meio Ambiente e Ecologia; Transportes e Eco-mobilidade.

Os filmes em competição são avaliados por um júri internacional, composto por 22 elementos de 12 países, em três continentes, designadamente Portugal, Espanha, Índia, África do Sul, Alemanha, Brasil, Chile, Holanda, Irão, Letónia, Taiwan e Turquia. Os jurados distribuem-se de forma equilibrada pelas áreas do cinema e TV, do turismo e da comunicação.

Paralelamente à exibição de filmes, o Festival ART&TUR é também um importante fórum de reflexão e de networking para profissionais dos setores do turismo, do audiovisual, do marketing e da comunicação.

Anualmente, o programa do Festival inclui conferências, apresentação de casos de sucesso e demonstrações de tecnologia, entre outras iniciativas paralelas.

O Festival ART&TUR tem uma comissão de honra multifacetada, destacando-se a presença dos ministros portugueses da Economia e da Cultura, da Secretária de Estado do Turismo, do presidente do Turismo Centro de Portugal, da Diretora Geral do Património Cultural, do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, do Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal de Coimbra e de 26 presidentes de autarquias do Centro de Portugal.

Como sublinha Francisco Dias, diretor-geral do Festival ART&TUR, “em conjunto, a Centro de Portugal Film Commission e a ERT Centro de Portugal decidiram adotar um evento já consolidado, usando-o como instrumento eficaz para alavancar o imenso potencial de desenvolvimento da região Centro, através do turismo sustentável e do cinema internacional. Tornou-se evidente que a melhor opção para esse efeito é o Festival  ART&TUR.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE