Coimbra

Arte Urbana embelezou Ansião

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 10-08-2020

A iniciativa DESAFIARTE – Expressão de Arte Urbana, teve a sua segunda edição de 2 a 9 de agosto e deixou as suas marcas nalguns pontos da vila de Ansião, agora com acrescido interesse cultural.

PUBLICIDADE

Depois de terem sido recebidos pela Vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, nos Paços do Concelho a 30 de julho, os artistas deram largas à sua imaginação e, numa conjugação da arte com o real, puseram mãos à obra, de que resultaram trabalhos singulares e dignos de uma contemplação demorada.

PUBLICIDADE

Na Fonte da Rua Jerónimo Soares Barbosa, Jorge Santos retratou uma “Ida à fonte”, relembrando o valor daqueles lugares para os encontros e desencontros das mulheres com amigas e namorados. Rui Cavalheiro bebeu da fonte do Largo do Cruzeiro e da muralha que o abraça e, com “Domingo Santo”, estabeleceu uma relação entre o passado e o presente, revalorizando aquele património. O Largo Adolfo Figueiredo ganhou também cor e uma nova vida com Raquel Fradique que, com a “Manta D’Água”, símbolo de descanso, convívio, abraço, memória e vida, quis mostrar que a ida à fonte não se fazia apenas por necessidade, mas como pretexto para um encontro.

“Dr. Memória – Fernando Travassos” pode ser apreciado na fachada do edifício que acolhe o espaço memorial deste médico do povo ansianense, numa peça de Sérgio Feijão que quis realçar, para outros poder inspirar, a entrega, a dedicação e o altruísmo que caracterizavam o Dr. Travassos.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa contou ainda com um workshop dinamizado, no Centro Cultural e na Mata Municipal, pelo fotógrafo Telmo Mendes sobre Cliché Verre, uma técnica que combina a pintura ou o desenho com a fotografia, possibilitando aos participantes a aprendizagem e a experimentação desta prática.

O Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, marcou presença no momento de encerramento desta iniciativa, assinalado por uma visita guiada aos locais intervencionados, acompanhada por performances de leitura pela atriz e bailarina Maria Belo Costa.

Desta forma, partindo dos usos e costumes, a arte imprimiu cor e beleza a espaços que perpetuarão a história e a identidade do nosso povo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE