Vamos

Arte urbana comunitária vai homenagear Eduardo Lourenço na Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 11 meses atrás em 28-06-2023

 Uma peça de arte urbana, concebida pela artista Aheneah em conjunto com mulheres que habitam ou trabalham na Baixa de Coimbra, vai homenagear Eduardo Lourenço, no âmbito do centenário do nascimento do escritor, afirmou hoje a Câmara.

PUBLICIDADE

A obra de arte urbana, intitulada “COSMOS”, vai ser inaugurada na sexta-feira, às 16:00, na Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra, onde está a decorrer a 44.ª edição da Feira do Livro daquela cidade, disse a Câmara Municipal, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O processo de criação, que decorreu no âmbito da Feira do Livro, envolveu mulheres do “Saco da Baixa”, um projeto de criação coletiva que reúne diferentes gerações em torno das artes manuais, visuais e sonoras, envolvendo aqueles que habitam, trabalham ou usufruem da Baixa de Coimbra.

PUBLICIDADE

No ano em que se assinalam 100 anos do nascimento de Eduardo Lourenço, o escritor “é homenageado com “COSMOS”, uma instalação que resulta do convite do município de Coimbra à Associação Há Baixa, que por sua vez convidou a artista Aheneah para trabalhar com as mulheres participantes do projeto “Saco da Baixa”, realçou a autarquia.

Segundo a nota de imprensa, esta é uma criação artística “que enfatiza a metodologia criativa em harmonia com o legado do escritor e ensaísta português”.

PUBLICIDADE

“A obra de arte urbana é inspirada pela essência da exploração filosófica de Eduardo Lourenço, com recurso à combinação da unidade digital e com o minucioso trabalho de bordado em ponto cruz, numa celebração da natureza intemporal das ideias do escritor, que, ao longo da sua vida, preservou laços com Coimbra [a quem doou parte da sua biblioteca]”, salientou a Câmara Municipal.

De acordo com o município, a obra “é caracterizada por uma vasta paleta de cores vibrantes e saturadas, evocando tanto uma sensação de profundidade, como de energia, na qual a sobreposição de diversos elementos é representativa da interconexão de ideias e de pensamentos, que se entrelaçam e se desenvolvem de forma dinâmica”.

A composição procura explorar temas presentes na obra e pensamento de Eduardo Lourenço, pautados pela procura de um equilíbrio entre diferentes esferas, “tais como a tradição e a modernidade, motivos que inspiram os elementos gráficos presentes”.

A obra ficará na Praça do Comercia para lá do tempo da Feira, sendo inaugurada na sexta-feira, numa sessão que vai contar com a presença do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE