Cidade

Arte e Saúde Mental em exposição na Casa Museu Bissaya Barreto

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-10-2014

Tem lugar no dia 8, quarta-feira, pelas 18:30, a inauguração da exposição “Arte e Saúde Mental” na Casa Museu Bissaya Barreto. Uma exposição integrada nas comemorações do Dia Nacional de Saúde Mental, promovida pela Direção Geral de Saúde, com obras da autoria de pessoas com problemas de saúde mental, que vai estar patente até dia 24 de Outubro.

PUBLICIDADE

Em Portugal, a celebração do Dia Mundial de Saúde Mental, que tem lugar dia 10 de Outubro, pretende mostrar à comunidade, através de várias iniciativas, diferentes expressões artísticas de autoria de pessoas com problemas de saúde mental. Este ano são três as áreas chave: Teatro, Artes Plásticas e Dança. Estas áreas têm como responsáveis personalidades reconhecidas de Coimbra: o Professor Doutor João Maria André, curador para a parte cénica, o Arquiteto Carlos Antunes, comissário para as artes plásticas e a Dra. Leonor Barata, comissária para a dança.

Da parte da Direção Geral de Saúde, refere o Diretor Geral do Programa Nacional para a Saúde Mental, Dr. Álvaro Carvalho, “pretendemos que seja reconhecido, de forma progressiva, que criar e inovar de modo esteticamente apreciado não é algo exclusivo da pessoa dita “normal”, isto é, sem disfuncionamento mental. Também outros, com problemas graves de saúde mental, expressam-se de forma criativa e esteticamente reconhecida”.

PUBLICIDADE

As Artes Plásticas, nomeadamente Pintura, Escultura e Fotografia, são pelo segundo ano consecutivo, uma das áreas eleitas pelo Programa Nacional para a Saúde Mental no âmbito do Combate ao Estigma. Sob a mão do curador, o Arquiteto Carlos Antunes, vão estar patentes exposições gratuitas em vários locais, nomeadamente no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Museu Nacional Machado de Castro, Casa Museu Bissaya Barreto, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e Casa da Escrita (conforme programa anexo).

As áreas do Teatro e da Dança têm um programa que começa dia 10 e termina dia 18 de Outubro, em locais diversos da cidade e com a participação de instituições públicas e sociais, de todo o país, prestadoras de cuidados de saúde mental.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE