Vamos

Arte das Musas leva livro-álbum de Idanha-a-Velha a Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 semanas atrás em 25-06-2024

A antiga sé catedral da aldeia histórica de Idanha-a-Velha recebe, no dia 5 de julho, o lançamento do novo projeto da produtora Arte das Musas, um livro-álbum com fotografia de Filipe Faria e música de Tomás Longo.

PUBLICIDADE

Este novo projeto multidisciplinar intitula-se “songs that hardly concern the skin” e foi desenvolvido nos primeiros dias deste ano, pelo fotógrafo Filipe Faria e pelo vibrafonista e compositor Tomás Longo, entre Paris e Idanha-a-Velha, no distrito de Castelo Branco.

“A partir de uma residência artística na Maison La Famille (de Armand de Benoist e Faustine Lamauve) em Saint Cyr-sur-Morin (França), nos arredores de Paris, Tomás Longo compôs nova música para vibrafone solo, nascida das experiências do lugar e dos encontros de Paris”, explicou Rita Santos, responsável do projeto Arte das Musas, numa mensagem enviada à Lusa

PUBLICIDADE

La Famille é um centro criativo situado nos arredores de Paris que acolhe artistas de todas as disciplinas e experiências.

“O álbum de Longo (‘site specific’) foi gravado numa outra residência artística na antiga Catedral de Idanha-a-Velha, a mesma aldeia histórica [que] Filipe Faria visitou, durante três meses, para propor um ensaio fotográfico singular e pessoal em torno dos lugares de abandono, dos caminhos e passos percorridos ou prometidos”, sintetiza a Arte das Musas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Songs that hardly concern the skin” é editado pela Arte das Musas e lançado num conjunto de sete concertos, o primeiro dos quais decorre no dia 05 de julho, a partir das 21:30, na antiga Sé de Idanha-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova.

No dia seguinte, decorre o segundo concerto às 17:30, na Matéria Prima, no Porto, seguindo-se o terceiro concerto (07 de julho), a partir das 17:30, no Centro de Arte Visuais, em Coimbra.

A Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, recebe o quarto concerto no dia 08 de julho, a partir das 22:00.

No dia 08 de setembro, pelas 21:00, decorre um concerto na Maison La Famille (Saint Cyr-sur-Morin) e no dia seguinte, à mesma hora, em Le Wonder (Paris).

Este novo projeto com o apoio Ministério da Cultura através da Direção-Geral das Artes e a parceria do município de Idanha-a-Nova (Cidade Criativa da Música da UNESCO).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE