Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

ARSC promove campanha de prevenção de maus tratos a crianças e jovens

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 31-03-2016

Amanhã, 1 de abril, arranca, na região Centro, a 6ª. Campanha de Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens, uma iniciativa da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) dinamizada pela Comissão Regional de Saúde da Mulher, da Crianças e do Adolescente na área da ação de Saúde para Crianças e Jovens.

PUBLICIDADE

maus tratos criança

Em curso durante todo o mês de abril, esta campanha envolve os Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR), que funcionam nas unidades hospitalares e nos cuidados de saúde primários, e vários parceiros locais, como as comissões de proteção a crianças e jovens (CPCJ), Instituto da Segurança Social, forças de segurança e autarquias, num conjunto de iniciativas que pretendem sensibilizar a comunidade para a problemática dos maus tratos, para a sua prevenção e promoção dos direitos das crianças.

PUBLICIDADE

publicidade

Simultaneamente, como num processo de continuidade, a 6ª edição da campanha visa potenciar a intervenção em rede dos vários parceiros citados, conduzindo a um trabalho cada vez mais estruturado em prole dos direitos das crianças.

Durante o ano de 2014, de acordo com o relatório anual da Comissão Regional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da ARSC, foram efetuadas, pelos NACJR, 1.641 sinalizações, 71% das quais de casos de negligência, seguindo-se o mau trato psicológico, 10%.

PUBLICIDADE

Segundo a distribuição por sexo, as sinalizações foram, no global, mais frequentes no sexo feminino, correspondendo a 54% do total. Entre 2010 e 2014, verificou-se que a negligência foi sempre a tipologia de mau trato mais frequente, tendo havido, no mesmo período, um aumento de casos sinalizados por abuso sexual/suspeita.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com