Coimbra

Arroz Doce Non Stop e MiniChef animam Festival do Arroz e da Lampreia

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-03-2020

Ao longo do dia 7 de março, mais de meia centena de doceiras e ajudantes não tiveram mãos a medir para dar resposta ao muito público que queria provar e atestar qual era o arroz doce mais saboroso feito ao vivo no Festival do Arroz da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio, em Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE


Natália de Sousa, de Vila Nova da Barca, e Maria do Carmo Valente, da Ereira, foram as primeiras participantes a abrir primeiras 12 horas de pura doçura que encheu a tenda do festival com o aroma da tradição e dos sabores tradicionais.


“Já participei no ano passado e este ano cá estou outra vez para mostrar o nosso arroz doce, feito com o arroz Carolino do Baixo Mondego, é o melhor”, disse, Natália de Sousa, com um largo sorriso.

PUBLICIDADE


Mais tarde e com a mesma alegria e jovialidade, Maria Alice Oliveira Rodrigues, de Santo Varão, com os seus frescos 90 anos, preparou, com mestria, um arroz doce delicioso. Com uma participação de destaque no vídeo de promoção ao arroz doce, desenvolvido pelo Município, Maria Alice Oliveira Rodrigues, carinhosamente tratada por Tia Alice Pata, mantém aquele olhar de menina que se continua a encantar diariamente com a sua terra e a mostrar que, provavelmente, no arroz doce, tal como na vida, o principal ingrediente é o amor com que se fazem as coisas.


A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho fornece um kit com os produtos alimentares base (arroz Carolino do Baixo Mondego, leite e açúcar), avental, touca e luvas, tendo os participantes que trazer o tacho e os restantes utensílios necessários e, eventualmente, aquele ingrediente secreto que pode elevar ainda mais a deliciosa sobremesa.

PUBLICIDADE

publicidade


Depois do sucesso na edição anterior, o Arroz Doce Non Stop regressa, este ano, em dose dupla. Os sábados de 7 e 14 de março vão ser, garantidamente, ainda mais doces, em Montemor-o-Velho.

MiniChef, desde pequenino a cozinhar como gente grande


Outras das novidades na edição de 2020 é dedicada às crianças com idades entre os 6 e os 12 anos. O MiniChef põe os mais pequenos, literalmente, com as mãos no arroz Carolino do Baixo Mondego e, de forma divertida, mostra-lhes a excelência dos produtos do concelho e da região.


Preparar a própria refeição e depois partilhar a experiência ao redor de uma mesa é o desafio da iniciativa da Câmara Municipal, desenvolvida em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), Escola Profissional da Figueira da Foz e a Associação Diogo de Azambuja.


No sábado, no arranque da iniciativa, era visível a energia dos mais pequenos e a imensa vontade de aprender a cozinhar e de participar ativamente nas tarefas que decorriam sob orientação de Emanuel Faria, chef e formador da EHTC, que elogiou a prestação das crianças e “a importância da iniciativa também para sua educação gastronómica”.


Cromesquis de arroz Carolino do Baixo Mondego, arroz de tomate cherry salteado com queijo, filetes de cavala panados com lima e limão e espetadas de fruta com chocolate foi a ementa preparada pelos experientes minichefs.
“Estamos no MiniChef, temos mini lava-loiças, minibancadas, mesas pequenas, cadeiras pequenas e minipratos!”, observou, divertido, José Carraco dos Reis, com 9 anos, na companhia dos colegas de cozinha – Laura Santa Rita, com 9 anos, Diogo Martins, com 9 anos, Yara Santos Doutor, com 7 anos, Tomás Primo, com 6 anos, e Rafael Vigna, com 7 anos.
“Estou a gostar muito e está a ser muito divertido”, reforçou Yara Santos Doutor.


Criar memórias gastronómicas; despertar para a excelência dos produtos endógenos; incentivar e reforçar a importância de uma alimentação saudável; e alertar para a adoção de comportamentos que garantam uma maior sustentabilidade ambiental são algumas das premissas que estão na base do MiniChef.

Como participar no MiniChef:
Idade: entre os 6 e os 12 anos.

Inscrição:
As as inscrições podem ser efetuadas no secretariado do Festival do Arroz e da Lampreia, através de preenchimento de ficha de participação, ou enviando um por e-mail para geral@cm-montemorvelho.pt, com o nome do(s) participante(s) e contacto telefónico.

Horário:
O MiniChef estará aberto ao público jovem com o seguinte horário de funcionamento:  dias 7, 8, 14 e 15 de março das 12h às 15h e das 19h às 22h; e, dia 13, das 19h às 22h.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE