Crimes

Arriscam 50 mil euros de multa por andarem a apanhar berbigão na Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 06-01-2022

Três homens e duas mulheres, com idades entre os 46 e os 68 anos, foram identificados pela GNR por andarem a apanhar berbigão no estuário do Rio Mondego, na Figueira da Foz. As autoridades apreenderam mais de 70 kg deste tipo de bivalves. 

PUBLICIDADE

No âmbito de uma ação de fiscalização com o intuito de “controlar o cumprimento das regras da apanha de bivalves em zona interdita, os militares da Guarda detetaram diversas pessoas a exercer a apanha desta espécie no estuário do Rio Mondego”, refere uma nota da GNR a que o NDC teve acesso.

No decorrer da ação foram identificadas cinco pessoas, três homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 46 e os 68 anos, tendo sido elaborados cinco autos de contraordenação, cujas coimas podem ascender aos 50 000 euros.

PUBLICIDADE

A diligência foi efetuada ontem pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz. Ao todo foram apreendidos 71,8 quilos de berbigão.

A GNR relembra que “a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo”.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE