Universidade

Arquitetura comemora 35 anos de existência na Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 14-09-2023

A Arquitetura celebra 35 anos de existência na Universidade de Coimbra (UC) já na segunda-feira, dia 19 de setembro. As comemorações terão início às 14:30, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).

PUBLICIDADE

Para comemorar esta data importante será lançado o livro “Ensaios” e ainda haverá lugar para o debate “Diálogos”. No final do dia, pelas 19:00, será inaugurada a exposição “Impressões”, no Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). As celebrações terminam com uma festa, que começa às 22h.

“O livro “Ensaios” reproduz igualmente a vida pedagógica, científica e académica percorrida tanto dentro como fora do ambiente do DARQ e da Universidade de Coimbra (UC)2, revela Luís Miguel Correia, diretor do DARQ, acrescentando que esta publicação reúne o contributo de quarenta e dois docentes e retrata os distintos interesses disciplinares dos autores e, em consequência, os que desde setembro de 1988 se partilham em coletivo.

PUBLICIDADE

“Embora deste leque de reflexões possa ecoar certo passado da nossa presença na UC, crê-se, sobretudo, que dele emana um potencial prospetivo e sugestivo do caminho a trilhar nos anos vindouros. A pretexto dos 35 anos da Arquitetura na UC, produz-se com “Ensaios” uma estreita síntese das vocações disciplinares do corpo docente e dos conhecimentos por ele cumpridos e a cumprir”, refere o docente.

À semelhança do livro, também “Diálogos” e “Impressões” pretendem mostrar a história destes 35 anos de Arquitetura na UC. “O debate, que conta com a participação de Alexandre Alves Costa, Ana Drago, Clara Almeida Santos e Gonçalo Byrne, e moderação de Jorge Figueira e Nuno Grande, tratará de perspetivas atuais e desafios futuros no mundo da arquitetura. Já a exposição mostrará imagens que ilustram a reflexão proposta pelos autores de “Ensaios””, conclui.

PUBLICIDADE

publicidade

As celebrações das três décadas e meia de Arquitetura na UC não ficam por aqui. Como já é habitual, irá decorrer também o encontro Escola de Coimbra 2023, no dia 21 de setembro, das 9:30 às 18:00, no Auditório da Reitoria da UC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE