A iniciativa intitula-se “Cuidar de um País”.
Uma conversa comos consultores científicos José António Bandeirinha e José Reis e os curadores Luís Santiago Baptista e Maria Rita Pais marcou o arranque da segunda edição do Ciclo de Exposições em Arquitetura. Arte e Território promovido pela Anozero – Bienal de Coimbra.
“Cuidar de um País” é o título do ciclo que tem como objetivo “ler o território de uma maneira abrangente, como gostamos de dizer, horizontal, com possibilidades para todos”.
Désirée Pedro, da direção do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), afirmou que “a Bienal é um campo de ação para um território, a cidade e a região e o país, porque a nossa ambição é essa, nós somos seres atuantes numa cidade, mas uma cidade não é uma cidade medieval com muralhas, é uma cidade que se estende e procura pontos, procura ligar-se”.
“Se a arte convoca diversos saberes, a arquitetura também convoca diversos saberes, é de cultura e de leituras e ações sobre um território que nós queremos falar, por isso convocamos artistas, arquitetos, filósofos, sociólogos”, frisou.
Veja o Direto NDC com Désirée Pedro
No final da conversa, foram apresentados os curadores da próxima edição do ciclo que terá lugar em dezembro de 2027. A escolha recaiu em Magda Seifert e Pedro Baía.
Magda Seifert é Directora Executiva da Porto Design Biennale e consultora cultural com MBA pela Porto Business School. Já Pedro Baía é professor auxiliar convidado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e no Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa.

PUBLICIDADE

You must be logged in to post a comment.