Coimbra

Arquitetura, Arte e Território: a nova leitura proposta pelo Anozero – Bienal de Coimbra

António Alves | 47 minutos atrás em 13-12-2025

A iniciativa intitula-se “Cuidar de um País”.

Uma conversa comos consultores científicos José António Bandeirinha e José Reis e os curadores Luís Santiago Baptista e Maria Rita Pais marcou o arranque da segunda edição do Ciclo de Exposições em Arquitetura. Arte e Território promovido pela Anozero – Bienal de Coimbra.

“Cuidar de um País” é o título do ciclo que tem como objetivo “ler o território de uma maneira abrangente, como gostamos de dizer, horizontal, com possibilidades para todos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Désirée Pedro, da direção do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), afirmou que “a Bienal é um campo de ação para um território, a cidade e a região e o país, porque a nossa ambição é essa, nós somos seres atuantes numa cidade, mas uma cidade não é uma cidade medieval com muralhas, é uma cidade que se estende e procura pontos, procura ligar-se”.

“Se a arte convoca diversos saberes, a arquitetura também convoca diversos saberes, é de cultura e de leituras e ações sobre um território que nós queremos falar, por isso convocamos artistas, arquitetos, filósofos, sociólogos”, frisou.

Veja o Direto NDC com Désirée Pedro

No final da conversa, foram apresentados os curadores da próxima edição do ciclo que terá lugar em dezembro de 2027. A escolha recaiu em Magda Seifert e Pedro Baía.

Magda Seifert é Directora Executiva da Porto Design Biennale e consultora cultural com MBA pela Porto Business School. Já Pedro Baía é professor auxiliar convidado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e no Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE