Cidade

Arquiteta Luísa Bebiano premiada pelo projecto de recuperação da Cerâmica Antiga de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 30-03-2017

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana anunciou ontem os vencedores da sua 5ª edição, tendo sido distinguidos projetos em Lisboa, Porto, Coimbra, Melgaço, Évora e Carvoeiro.

PUBLICIDADE

69_exterior

A  conimbricense Luísa Bebiano Correia, coordenadora da equipa de arquitetos (que contou com a colaboração do Atelier do Corvo), recebeu uma Menção Honrosa para premiar a Melhor Intervenção com menos de 1.000 m2  relativa à Recuperação das Instalações da Sociedade Cerâmica Antiga de Coimbra.

PUBLICIDADE

O edifício da Sociedade Cerâmica Antiga de Coimbra, situa-se no Terreiro da Erva, em Coimbra, em território urbano e consolidado.

Durante o estudo arqueológico, a equipa projectista “compreendeu que este edifício secular sofrera muitas alterações e sobreposições ao longo do tempo, passando de lagar de azeite a fábrica de cerâmica (ainda no século XVIII)”.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesse sentido, a preocupação de Luísa Bebiano “foi dar resposta ao novo programa que ali iria existir mas em simultâneo, criar condições de habitabilidade para a continuidade do fabrico de faiança (cerâmica artesanal)”.

Julgamos que todas as soluções arquitectónicas encontradas sublinham a continuidade entre tempos, mas sem rupturas, havendo nesta atitude uma consciente apagamento do gesto diferenciador, querendo marcar sim uma certeza na efemeridade do nosso tempo, tal como foi marcada e assim valorizada a efemeridade de quem construiu aquele lugar, tão agarrado de memórias e de vivências que agora nos parecem intemporais, salienta a vencedora.

69_interior

A cerimónia teve lugar no Antigo Museu dos Coches, em Lisboa, com a presença de cerca de 300 convidados no evento. Esta é uma iniciativa conjunta da Vida Imobiliária e a da Promevi, à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil.

Na edição em que celebra cinco anos, a iniciativa recebeu um número recorde de projetos a concurso, tendo sido validadas 81 candidaturas oriundas de 22 concelhos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas.

Os vencedores foram eleitos pelo júri independente composto por João Duque, Nuno Valentim, João Pedro Falcão de Campos, Manuel Reis Campos e João Appleton.

“Congratulamos, em primeiro lugar, os vencedores desta edição, com projetos de grande qualidade. Mas temos também uma enorme satisfação em dar os parabéns a todas as intervenções que se candidataram, de mais de 20 concelhos, das mais diferentes tipologias e de uma grande diversidade de atores, desde autarquias, ao mundo social, arquitetos ou promotores imobiliários”, comenta António Gil Machado, diretor da Vida Imobiliária, entidade organizadora desta iniciativa.

Criado para premiar a excelência na renovação das cidades portuguesas, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana distingue todos os anos os melhores projetos de reabilitação urbana no nosso país. Foi lançado em 2013 e tem vindo a construir um sólido percurso enquanto a distinção de maior prestígio na área da reabilitação do edificado e requalificação dos territórios em Portugal, recebendo desde a sua primeira edição um total de 280 projetos a concurso.

O arquiteto João Mendes Ribeiro venceu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2017, na categoria de Melhor Intervenção com Impacto Social, com o seu projeto de requalificação das Estufas Tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC). Veja notícia  AQUI.

VENCEDORES DO PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2017:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE