Universidade

Arquitectura? É a Direito!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 13-04-2015

O arquiteto Álvaro Siza Vieira, agraciado com o Prémio Pritzker de Arquitectura em 1992, o mais prestigiado galardão nesta disciplina, é um dos participantes do Colóquio “Aprender com a Viagem: encontros na formação do arquiteto”, que vai decorrer, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC), na próxima quinta-feira, dia 16 de abril, pelas 14.30.

PUBLICIDADE

unnamed

A iniciativa, promovida pelo Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) no âmbito das comemorações dos 725 anos da Universidade de Coimbra, sob o lema “Tempo de Encontro(s)”, conta com a presença e comunicações de um conjunto de notáveis arquitetos portugueses, de reconhecido mérito internacional.

PUBLICIDADE

«As viagens de arquitetos são sempre viagens de confrontação. Confrontam-se modelos, visões do mundo, arquiteturas. Aprender com a Viagem propõe uma reflexão sobre a importância dessas jornadas na formação disciplinar. No Departamento de Arquitectura da UC as viagens, organizadas por estudantes e professores, são uma parte essencial e recorrente da aprendizagem, que se reinventam ano após ano. Elas constituem um património robusto que se pretende tornar tangível», afirmam os comissários Eduardo Mota e João Paulo Cardielos.

Assim, «propõe-se uma reflexão comum com estes arquitetos vindos de outras paragens, outros viajantes que partilham a nossa convicção acerca do sentido pedagógico da viagem. As comunicações, por Alexandre Alves Costa, Carlos Castanheira e Fernando Guerra, José Fernando Gonçalves, José Gigante, Luís Miguel Correia, e Sérgio Fernandez, abordam múltiplos temas e tempos, históricos ou mais recentes, onde também a memória e importância de Fernando Távora, sempre presente na Escola de Coimbra, será evocada», sublinham os responsáveis pelo evento.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante o Colóquio vai também ser lançado o livro “Viagem à América” (extrato em anexo), que resulta de uma ousada viagem, organizada no âmbito da disciplina de Projeto V do Mestrado Integrado em Arquitectura. Professores e estudantes viajaram aos Estados Unidos da América, em Maio de 2011, e visitaram Nova Iorque, Chicago e algumas outras obras emblemáticas, entre as quais Taliesin East, no Wisconsin (F.L. Wright, 1911-1959), a Fallingwater House, na Pensilvânia (F.L. Wright. 1936), ou a Farnsworth House, em Plano, Illinois (Mies van der Rohe, 1951).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE