Cidade

Arnado vai receber rotunda… com estátua.

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-10-2015

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra irá analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, a aprovação do projeto e lançamento do concurso público da “Requalificação do Largo do Arnado e Rua Simões de Castro”.

PUBLICIDADE

arnado

A principal novidade desta intervenção é a construção de uma rotunda no Largo do Arnado, que posteriormente irá receber uma escultura de Pedro Figueiredo, a colocar no topo norte. O concurso público terá um preço base de 370.000 euros e um prazo de execução de 180 dias.

PUBLICIDADE

publicidade

A obra tem como pressuposto maximizar as áreas destinadas aos peões, minimizando, ao mesmo tempo, as vias de circulação dos automóveis. Pretende-se também dignificar esta área da cidade, que marca a entrada no seu centro histórico e se insere na Zona Especial de Proteção do território classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO – Universidade de Coimbra, Alta e Sofia. O projeto respeita documentos estruturantes, como o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana para a Frente de Rio Coimbra, o projeto do Metro Ligeiro do Mondego, a reabilitação do Terreiro da Erva, assim como alguns projetos privados.

Em termos funcionais, a futura rotunda permitirá, segundo a CMC,  diminuir trajetos – proporcionando, também, benefícios ambientais – a quem hoje pretende fazer inversão de marcha e se vê obrigado a percorrer o quarteirão formado pelas ruas Doutor Manuel Rodrigues/Rosa Falcão e João Machado. Tendo em conta a intensidade de tráfego e a utilização intensiva das passadeiras desta zona, continuará a haver semáforos, mas apenas nas entradas da rotunda.

A CMC conta ainda obter alguma poupança ao nível da iluminação, através da substituição das atuais luminárias de vapor de sódio de alta pressão por novas, de LED (Light Emitting Diode). Além de mais durável e com luz de melhor qualidade, esta solução permitirá obter uma poupança de 180 euros/ano por cada luminária, no Largo do Arnado, e de 130 euros/ano por cada luminária, na Rua Simões de Castro. Nesta última artéria está também prevista a otimização dos passeios, criando-se condições de acesso aos estabelecimentos comerciais para cidadãos com mobilidade reduzida onde hoje não existem. A otimização dos passeios abrange também o Largo do Arnado.

PUBLICIDADE

 A substituição dos atuais contentores de resíduos sólidos urbanos por contentores semienterrados com maior capacidade também fará parte da paisagem.

Para possibilitar a retirada dos cabos ativos suspensos em fachadas e sobre o espaço público, assim como outros que não estejam em funcionamento,  a  CMC pretende criar uma rede subterrânea, encastrando ou dissimulando os cabos à vista nos edifícios.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE