Coimbra

Arganil quer “Costurar valores”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-08-2019

O reaproveitamento dos tecidos e roupas usadas, de modo a contribuir para a sustentabilidade ambiental, é o objetivo de um projeto que o município de Arganil vai realizar entre setembro e novembro.

PUBLICIDADE

O programa inclui oficinas de costura e uma ação de formação em horário pós-laboral, com duração de 120 horas, a fim de “consciencializar, formar e mobilizar toda a comunidade local para o aproveitamento dos tecidos excedentes ou roupas em fim de vida, prevenindo o desperdício”, refere a autarquia em comunicado.

“A principal motivação é a sensibilização ambiental das pessoas”, disse hoje o presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, à agência Lusa, valorizando a atual “premência da economia circular”.

PUBLICIDADE

Designado “Costurar valores”, o projeto “é muito focado na população mais jovem, mas aberto à população em geral”.

“Através da criação de novas peças de vestuário ou outras aplicações úteis, o grande objetivo é fomentar a cultura do reaproveitamento e da reutilização”, segundo aquela nota.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa resulta de uma candidatura da Câmara de Arganil, no distrito de Coimbra, ao Fundo Ambiental, que financia um investimento elegível superior a 50 mil euros, cabendo à autarquia cobrir cerca de 10 mil euros, de acordo com Luís Paulo Costa.

O “Costurar Valores” é um dos 13 projetos aprovados para financiamento no âmbito do aviso “Re-educa: educar para uma economia circular”, ao qual foram apresentadas mais de 140 candidaturas.

“Se quer dar uma nova vida e utilidade aos tecidos e roupa que já não usa, este é o desafio de que precisava”, apela a Câmara Municipal à população.

O projeto será apresentado no dia 06 de setembro, às 21:00, durante a Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra (FICABeira) e Feira do Mont’Alto, em cujo espaço decorrerá, nos dias 07 e 08, a primeira oficina de costura.

As restantes oficinas estão marcadas para 21 de setembro, 15, 16, 29 e 30 de outubro, no Centro de Atividades Juvenis (CAJ) de Arganil, para onde também está prevista a formação pós-laboral, duas vezes por semana, entre 09 de setembro e 11 de novembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE