Região

Arganil quer controlar erva-das-pampas

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-11-2021

“Stopcortaderia@Arganil” tem raízes no digital mas é no terreno que o projeto promete dar frutos em breve. Promovido pelo Município de Arganil e financiado pelo Fundo Ambiental, o projeto envolve um investimento de aproximadamente 24 mil euros e visa o controlo da erva-das-pampas (Cortaderia sellona) por todo o concelho.

PUBLICIDADE

Previsto está um conjunto de ações de erradicação e de controlo preventivo desta espécie exótica invasora, considerada uma praga, nomeadamente em zonas do concelho onde a sua presença tem vindo a tornar-se mais evidente, como acontece na área envolvente à Zona Industrial da Relvinha, no Sarzedo.

Para além das ações de erradicação e controlo da erva-das-pampas, o projeto considera ações de mapeamento, de deteção precoce e resposta rápida e ações de restauro ecológico, recorrendo à plantação de espécies autóctones.

PUBLICIDADE

Estão também programadas ações de sensibilização da população, uma vez que a utilização da espécie como ornamento é ainda vulgar, tanto da planta em vida (jardinagem) como de material vegetal (flores para decoração), graças às suas plumas brancas e vistosas.

O financiamento de 20 mil euros resulta da candidatura submetida pelo Município de Arganil ao Aviso do Fundo Ambiental. O protocolo de financiamento foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, no passado dia 29 de outubro, em sessão presidida pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este projeto vai permitir complementar o trabalho que tem vindo a ser realizado pela autarquia no que diz respeito ao controlo de espécies exóticas invasoras, através, nomeadamente, da implementação e participação em projetos promovidos pelo Clube Ciência Viva, do Agrupamento de Escolas de Arganil, em parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra e com o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra”, sublinha Luís Paulo Costa.

Como reforço deste trabalho de cooperação institucional, o Município de Arganil integrou, recentemente, a aliança estratégica transnacional de luta contra esta espécie exótica invasora, no âmbito do projeto Internacional LIFE Stop Cortaderia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE