Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Arganil: Máximo de seis pessoas por grupo para ver o Rally de Portugal

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-05-2021

O risco muito elevado de transmissão da covid-19 em Arganil diz respeito a 76 novos casos nos últimos 14 dias, num total de 800 testes, relacionados com um surto em contexto escolar, disse hoje o presidente da Câmara Municipal, que discorda da metodologia utilizada para aplicação das restrições.  O público do Rally de Portugal vai ter de adaptar-se às restrições e vai haver militares a vigiar os locais dos troços.

PUBLICIDADE

Quanto à realização do Rally de Portugal em Arganil, o autarca reconhece que há mais restrições ao número de pessoas por grupo na assistência, mas que os troços se situam em locais abertos e com muito espaço para o público. Estando em vigor as regras do passo anterior de desconfinamento, apenas podem juntar-se seis pessoas por grupo em atividades ao ar livre, e, nos restaurantes, cafés e pastelarias o máximo de 4 pessoas por mesa no interior ou 6 por mesa em esplanadas.Em relação à realização de eventos em exterior, têm limitação de lotação de 5 pessoas por 100 metro quadrado.

Luís Paulo Costa disse ainda em entrevista ao Notícias de Coimbra que, relativamente à pandemia, há uma pessoa que inspira mais cuidados de saúde, com cerca de cinquenta anos de idade, mas acrescentou não ter conhecimento de que haja casos graves de covid-19 entre as crianças do 1.º ciclo, até aos dez anos e algumas até aos 18 anos, que testaram positivo, assim como nas famílias.

PUBLICIDADE

publicidade

Os casos aumentaram em contexto escolar depois de uma professora ter ido dar aulas a alunos do primeiro ciclo com sintomas, que achou serem de constipação. Só dias depois fez o teste e apenas quatro alunos não foram infetados por covid-19 na turma.

O autarca considera que a densidade populacional deveria ser um critério a ter em consideração para definir o nível de risco de transmissibilidade, que apenas inclui os novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, independentemente da densidade populacional do local onde se registam. Compara, exemplificando, que o município de Arganil tem 11.014 habitantes e 332 quilómetros quadrados de área territorial. E salienta que não existe o mesmo risco que pode existir se forem registados casos positivos, por exemplo numa cidade como Lisboa, com 500.000 habitantes em 100 quilómetros quadrados.

PUBLICIDADE

Regras para o concelho de Arganil

  • Permite-se a abertura de:
    • Todas as lojas e centros comerciais;
    • Restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo 4 pessoas por mesa no interior ou 6 por mesa em esplanadas), até às 22h30 nos dias de semana ou 13h nos fins-de-semana e feriados;
    • Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos;
    • Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação.
  • Autoriza-se a prática de:
    • Modalidades desportivas de médio risco;
    • Atividade física ao ar livre até 6 pessoas;
    • Realização de eventos exteriores com diminuição de lotação (5 pessoas por 100 m ²);
    • Casamentos e batizados com 25% de lotação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com