Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Incêndios: Situação muito preocupante em Arganil, Lousã e Sertã

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 17-10-2017

Portugal continental registava 12 principais incêndios à 01:30 de hoje, sendo os fogos em Arganil e na Lousã, no distrito de Coimbra, e o da Sertã, no distrito de Castelo Branco, aqueles que mais preocupam a Proteção Civil.

PUBLICIDADE

“Todos os incêndios inspiram cuidados, nomeadamente o de Arganil, que tem algumas localidades a serem ameaçadas pelo incêndio, e o incêndio na Lousã porque é aquele que tem um número mais elevado de operacionais: 791 neste momento”, explicou à agência Lusa o comandante Paulo Santos da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O incêndio que lavra na Sertã desde domingo e que está também a ameaçar as localidades de Casal Novo e Gaspacha, está a ser combatido por 225 operacionais apoiados por 69 meios.

O fogo de Arganil, que deflagrou no domingo, está a ser combatido por 203 operacionais apoiados por 66 meios, indicava à 01:15 a página da internet da Proteção Civil.

“Há a perspetiva de nas próximas horas o cenário ficar mais aliviado, mas isso está a tardar, pois a chuva faz-se sentir sobretudo nos distritos de Lisboa, Leiria e Santarém. Ainda não chegou aos outros distritos afetados [pelos fogos]”, afirmou o responsável da ANPC.

Segundo a página da internet da Proteção Civil, os 12 principais incêndios e os que mobilizam mais operacionais e mais meios em Portugal continental registam-se nos distritos da Guarda (5 incêndios), Coimbra (3 incêndios), Viseu (2 incêndios), Castelo Branco e Aveiro (1 incêndio cada).

PUBLICIDADE

Estes 12 incêndios mobilizavam 2.259 operacionais à 01:30.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 38 mortos, sete desaparecidos e 62 feridos, dos quais 15 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com