O Município de Arganil vai homenagear sete personalidades e instituições com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata Dourada, este domingo, 7 de setembro, data em que se assinala o Feriado Municipal.
A cerimónia será presidida pela Ministra da Justiça, Rita Júdice, e terá lugar no Parque Verde Urbano do Sub-Paço, no âmbito da FICABEIRA e Feira do Mont’Alto.
As distinções reconhecem contributos relevantes para a vida social, cultural e económica do concelho.
PUBLICIDADE
Serão homenageadas, a título póstumo, duas figuras marcantes ligadas ao concelho: Carlos Moura Bernardino (1953–2014), natural de Chãs d’Égua (Piódão), conhecido pelo seu papel na promoção da cultura portuguesa no Luxemburgo; e António Lopes Machado (1927–2018), de Pombeiro da Beira, referência no movimento regionalista da Beira Serra em Lisboa. A medalha referente a Carlos Moura Bernardino será entregue, em data a anunciar, à sua esposa, residente no Luxemburgo.
Também três associações com mais de 90 anos de história serão reconhecidas: a União e Progresso de Barril de Alva, a União Recreativa Sarzedense e a Liga Regional Alquevense. A autarquia destaca o papel destas coletividades na preservação das tradições, na promoção da cultura e na coesão social local.
No setor empresarial, serão distinguidas as empresas CARJ – Construções Alfredo Rodrigues José, Lda., e Interarganil – Supermercados, Lda., ambas reconhecidas como PME Líder em 2024. O município sublinha o seu contributo para o desenvolvimento económico e criação de emprego na região.
Será ainda entregue a medalha atribuída em 2024 à médica pediátrica Patrícia Costa Reis, com raízes em Côja, que não pôde estar presente na cerimónia do ano passado. A profissional foi distinguida pelo seu trabalho notável na investigação médica e saúde pública.
“O Feriado Municipal é o momento para reconhecer todos os que contribuem para o crescimento e identidade de Arganil”, destaca a autarquia em comunicado.
PUBLICIDADE