Conecte-se connosco

Coimbra

Arganil dispõe de viatura elétrica para cuidados de saúde mais próximos

Publicado

em

Desde o dia 19 de fevereiro que Arganil dispõe de uma Unidade Móvel de Saúde, 100% elétrica e devidamente adaptada para prestar cuidados de saúde domiciliários à população mais distante do concelho, sobretudo a famílias e grupos mais vulneráveis.

As chaves da viatura foram entregues ao presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, pelo presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, em sessão decorrida em Coimbra, que contou com as presenças do Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que é também o coordenador da execução das medidas de combate à pandemia da Covid-19 na Região Centro.

Esta viatura vai estar ao serviço do Centro de Saúde de Arganil, sendo, nesta fase, um meio essencial e prioritário na resposta aos desafios da pandemia da Covid-19. Assumindo-se como uma mais-valia para os profissionais de saúde, a unidade móvel está especialmente vocacionada para a prevenção, vigilância de saúde e prestação de cuidados primários, beneficiando sobretudo a população mais idosa, geralmente com maiores dificuldades de transporte e mobilidade.

“Através desta unidade móvel vai ser possível reforçar os cuidados de saúde prestados aos nossos munícipes, independentemente do ponto do concelho em que se encontram”, realça Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil.

Nos termos do protocolo de cooperação estabelecido, compete ao Centro de Saúde de Arganil assegurar o pessoal de enfermagem, material médico cirúrgico e de consumo clínico, cabendo ao Município de Arganil disponibilizar a viatura, sua manutenção e respetivo motorista. A viatura elétrica de passageiros de cinco lugares inclui uma bancada de trabalho, contentores de acondicionamento e transporte de resíduos hospitalares, sistema de fixação dos equipamentos, um dispensador de gel desinfetantes, um nebulizador ultrassónico, um aspirador de secreções e um monitor ambulatório de pressão arterial e oxímetro.

A Unidade Móvel de Saúde foi entregue ao Município de Arganil no âmbito do projeto piloto “Região de Coimbra +PROXIMIDADE”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, com a colaboração da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, tendo sido apoiada pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com