Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Arganil conclui intervenções de regularização de linhas de água no rio Alva

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-05-2020

Estão concluídos os trabalhos de regularização fluvial no rio Alva, destinadas à reabilitação e limpeza das linhas de água nas freguesias de Pomares, Sarzedo, Folques e União das Freguesias de Côja e Barril do Alva.

PUBLICIDADE

Estas intervenções de proteção dos recursos hídricos, que refletem um investimento na ordem dos 360 mil euros, garantem o escoamento dinâmico na linha de água e minimizam a erosão e o arrastamento de solos. Numa perspetiva de sustentabilidade, conduzem à recuperação e valorização do património fluvial e à preservação da biodiversidade, através do aumento da qualidade da água e do controlo dos episódios de cheias e inundações.

PUBLICIDADE

publicidade

Os trabalhos executados no rio Alva, em Côja e no Barril do Alva, nas ribeiras de Folques e de Pomares e na represa do Sarzedo incluíram limpeza, poda e desbaste de árvores e arbustos, ações de consolidação e reperfilamento do leito e taludes marginais, com aplicação de materiais selecionados e adequados provenientes do leito, e a reabilitação de açudes.

“Com os melhoramentos realizados nas linhas de água antes do início da época balnear, as praias e as zonas fluviais do concelho, sempre tão procuradas por quem nos visita, estão agora mais bem preparadas para receber os banhistas”, considera Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

Esta beneficiação nas linhas de água do concelho, que abrange cerca de quatro quilómetros de extensão, resulta do protocolo celebrado entre o Município de Arganil e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito do Fundo Ambiental, criado para financiar intervenções de recuperação nos concelhos afetados pelos incêndios de outubro de 2017.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com