Coimbra

Arganil: Câmara aprova orçamento de 23,5 milhões de euros para 2021

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 27-11-2020

A Câmara Municipal de Arganil, no distrito de Coimbra, aprovou na quarta-feira a proposta de orçamento para 2021, no valor de 23,5 milhões de euros, mais 1,5 milhões em relação a 2020, anunciou hoje o município.

PUBLICIDADE

O aumento no orçamento municipal “traduz-se no reforço do investimento em áreas preponderantes para o território e na conclusão de intervenções com grande e significativa expressão no território, que contribuem para consolidar o mandato”, referiu a autarquia, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

A proposta foi aprovada por maioria, com quatro votos a favor do executivo do PSD e dois votos contra do PS, e vai ser discutida em Assembleia Municipal, em 05 de dezembro.

De acordo com a nota de imprensa, 2021 deverá ficar marcado pela conclusão de intervenção de qualificação do Polo Industrial da Relvinha Este e ampliação do Polo Industrial da Relvinha Oeste.

PUBLICIDADE

publicidade

“À concretização deste ambicioso e decisivo desiderato concelhio corresponde um investimento global superior a 5,5 milhões de euros, todo ele em execução e que terá um nível de concretização significativa em 2021”, frisou o presidente do município, Luís Paulo Costa, citado na mesma nota.

Para a área da proteção civil, estão previstos 1,2 milhões de euros, destinados à implementação do Centro Municipal de Proteção Civil, apoios às corporações de bombeiros, limpeza de perímetros e faixas de gestão de combustível e despesas decorrentes do combate à pandemia de covid-19.

Segundo a Câmara de Arganil, a autarquia também vai proceder à aquisição de materiais de proteção individual e de testes de diagnóstico à covid-19.

Na área do abastecimento de água, o orçamento prevê a continuação das intervenções que, em conjunto com as executadas no sistema multimunicipal da Águas do Centro Litoral, perfazem “o maior volume de investimento público alguma vez concretizado no concelho neste setor, no valor de 12 milhões de euros”.

Para 2021, a Câmara de Arganil aplica a taxa mínima de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), devolve a totalidade do IRS às famílias e a aplicação da derrama sobre o lucro das empresa fica fixada nos 0%.

Para Luís Paulo Costa, o documento “transparece e evidencia a boa saúde financeira de que a autarquia beneficia”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE