Coimbra

Arganil assina Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 15-07-2020

A Câmara Municipal de Arganil aderiu ao Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular, proposto pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

PUBLICIDADE

Este acordo que foi subscrito por 84 entidades públicas e privadas da Região Centro, dos quais contam-se 34 municípios, tem como finalidade divulgar o que de mais inovador e original se faz na região Centro no que respeita a economia circular e enfatizar projetos, iniciativas ou práticas que tenham sido recentemente implementadas no concelho ou que sejam desenvolvidas até junho de 2021.

PUBLICIDADE

publicidade

O compromisso da Câmara Municipal de Arganil com a celebração do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular assenta em três tipologias de ação diferentes: extensão do ciclo de vida, mobilidade sustentável e sensibilização e envolvimento social.

De forma concreta, serão dinamizadas redes de reparação, reutilização e remanufactura, nomeadamente a promoção de processos de reconversão de resíduos em novos materiais ou produtos de maior valor acrescentado (“upcycling”) ou de maximização da vida útil dos produtos, através da participação ativa do público e da realização de atividades de educação-ação com diferentes grupos da comunidade local.

PUBLICIDADE

Por outro lado, a autarquia compromete-se a adotar opções mais sustentáveis de transporte, nomeadamente na utilização de veículos elétricos e na otimização de rotas de recolha e transporte de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

No que respeita à sensibilização e envolvimento social, será objetivo do município implementar projetos de Educação Ambiental dirigidos a jovens em idade escolar, que promove uma maior simbiose entre a economia circular e a valorização do território, com enfoque nos recursos endógenos e cultura local.

Para Luís Paulo Costa, presidente da Câmara, os compromissos assumidos com a subscrição deste pacto “são uma extensão daquelas que têm sido as boas práticas ambientais desenvolvidas pela autarquia no âmbito da sustentabilidade, que concorrem para a valorização do território”.

As propostas incluídas no Pacto serão monitorizadas e reportando semestralmente à CCDRC, de acordo com as metas e indicadores em avaliação, sendo que o acordo vigorará até junho de 2021.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE