Coimbra

Área do Convento São Francisco sem caixotes de lixo. É para garantir segurança de individualidades!

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-05-2021

A Câmara Municipal de Coimbra avisou os residentes das imediações do Convento de São Francisco que vai proceder à retirada dos equipamentos de deposição de lixo na zona, devido aos eventos dos próximos dois dias, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, que “exigem medidas especiais de segurança”, segundo explica o documento da autarquia.

PUBLICIDADE

As medidas especiais de segurança foram justificadas pelo município por nestes eventos estar prevista a participação de “comitivas internacionais e altas individualidades”.

O  aviso informa que a reposição dos equipamentos de deposição de lixo vão ser repostos na terça-feira, dia 18, pelo que a Câmara Municipal apela “a todos os utilizadores para reterem os resíduos produzidos, não os colocando em espaço público, nos próximos dias 16 e 17 de maio”.

PUBLICIDADE

Uma moradora na Guarda Inglesa escreveu no Facebook: Vergonhoso! As altas individualidades não podem ver caixotes do lixo… Ou seja, além do estacionamento proibido tb não podemos despejar o lixo!…”

A autarquia local comunicou que os eventos vão obrigar a uma organização e colaboração entre as diversas forças e serviços de segurança, de forma a assegurar a ordem pública, a segurança dos locais afetos aos eventos e a deslocação e presença de comitivas e altas entidades.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesse sentido, estão a ser adotadas várias medidas restritivas, bem como alguns condicionamentos e interdições, de trânsito e outros, de forma a garantir a logística e a segurança dos eventos.

Assim, ficou estabelecido que entre as 12h00 e as 20h00 do dia 17 de maio vão ser encerradas as esplanadas instaladas no interior do perímetro de segurança do evento, junto ao Convento São Francisco. Será ainda restringida a circulação rodoviária e pedonal na Avenida da Guarda Inglesa, Avenida João das Regras, Rua António Gonçalves, Rua Carlos Pinto de Abreu, Rua Feitoria dos Linhos e áreas no interior do perímetro de segurança. A área vai ser totalmente vedada e interdita pelas forças de segurança, sendo apenas garantidos os acessos aos participantes no evento, aos residentes e aos estabelecimentos de primeira necessidade.

Foi, ainda, determinado estabelecer a proibição de estacionamento de veículos, entre as 14h00 do dia 15 de maio e as 08h00 do dia 18 de maio, na Rua Abel Dias Urbano e Rua do Moreno, bem como entre as 00h00 do dia 16 de maio e as 08h00 do dia 18 de maio na Avenida da Guarda Inglesa, na Avenida João das Regras, na Rua António Augusto Gonçalves, Rua Feitoria dos Linhos (entre o entroncamento com a Rua Cano dos Amores, até à rotunda do Portugal dos Pequenitos) na rotunda do Portugal dos Pequenitos e em toda a frente do Convento São Francisco.

Zona vermelha – Proibição da ocupação do espaço público com esplanadas, a partir das 12h00 do dia 17 de maio próximo, até às 20h00, por dissolução do perímetro de segurança

Zona vermelha – Interdita a circulação automóvel e pedonal, devendo ser garantidos os acessos aos participantes no evento, aos residentes e aos estabelecimentos de primeira necessidade, a partir das 12h00 do dia 17 de maio próximo, até às 20h00, por dissolução do perímetro de segurança

A abertura da conferência “O Estado de Direito na Europa” conta com a presença da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e do comissário europeu da Justiça, Didier Reynders.

Ao longo de dois dias de debates, estão confirmadas as participações do presidente do Tribunal de Justiça da UE, o belga Koen Lenaerts, do presidente do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, o islandês Róbert Ragnar Spanó, do presidente do Supremo Tribunal de Jusstiça, António Piçarra, e da Provedora de Justiça, Lúcia Amaral, assim como académicos e representantes da sociedade civil. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE