Região

ARCIAL: Centro para cidadãos inadaptados em Oliveira do Hospital com 40 formandos

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-04-2023

O Polo II da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital (ARCIAL), hoje inaugurado, vai funcionar como centro de formação, contando com cerca de 40 formandos, distribuídos por cinco cursos, revelou o presidente da instituição.

PUBLICIDADE

“Temos cerca de 40 formandos distribuídos pelos cursos de cozinha, de pastelaria, de costura, de jardinagem e de assistente de apoio à família”, disse o presidente da ARCIAL, Artur Abreu.

A Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital inaugurou esta tarde o seu Polo II, numa sessão que contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

PUBLICIDADE

De acordo com Artur Abreu, a ARCIAL teve de contrair um empréstimo, a 10 anos, no valor de 250 mil euros, para adquirir o edifício, que fica localizado no loteamento do Margarido e que já funcionou como creche e jardim-de-infância.

Para além do investimento na aquisição, a ARCIAL procedeu ainda a obras de refuncionalização do edifício, que passaram por “uma intervenção na cozinha e nos sanitários, que rondaram os cerca de 70 mil euros”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Neste momento, o espaço está vocacionado para a formação profissional e essa será a sua função primordial. Mas, temos um objetivo de futuro, para o qual já temos trabalhado, que passa pela instalação de uma unidade sócio-ocupacional ligada à saúde mental e que funcionará com os ministérios da Segurança Social e da Saúde”, concretizou.

O presidente da ARCIAL adiantou que a instituição pretende instalar esta valência neste edifício, esperando que “tal oportunidade chegue muito em breve”.

“Sabemos que, no âmbito do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], está programada a abertura de candidatura para unidades socioprofissionais ocupacionais e contamos que fique também instalada neste edifício”, concluiu.

A ARCIAL – Associação para a Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital foi constituída em 14 de fevereiro de 1980 e dá resposta nos concelhos de Oliveira do Hospital e Tábua (no interior do distrito de Coimbra).

Para além dos 40 formandos, conta ainda com 60 utentes no Centro de Atividades Ocupacionais, dando ainda apoio a cerca de 60 jovens e crianças em escolas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE