Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Aqui há Galo! Oh, sra Guarda, é Carnaval na cidade mais alta…

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 30-01-2023

A Guarda volta, após interregno de dois anos devido à pandemia, a celebrar o Carnaval nas ruas da cidade mais alta. O Município da Guarda preparou o programa GuardaFolia 2023 a decorrer entre 16 e 21 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Trata-se de um Carnaval genuinamente português que tem como cabeça de cartaz o Desfile e Julgamento do Galo no domingo gordo de carnaval, a 19 de fevereiro, pelas 15h00. A sátira e o humor vão andar à solta pelas ruas do centro da cidade com o desfile das Freguesias do concelho – participam cerca de 30- até à Praça Velha onde o Galo voltará a ser julgado num espetáculo que conta com a direção artística e encenação de Graeme Pulleyn e com o texto original do guardense Pedro Leitão.

A catarse guardense pretende espiar todos os males de 2022, dando esperança para o novo ano de 2023. De um lado vão estar os defensores do Galo, na “Taberna da Ti Defesa”, e do outro os acusadores que serão os “Jovens da Acusação”. Quanto aos testemunhos, nesta edição eles vão surgir em formato de música, teatro e dança no palco deste tribunal encenado e onde o réu, o Galo, é a figura central de toda a estória. Nesta edição, o “Culpado disto tudo”: o galo será uma criação artística da dupla Rui Miragaia-Vitor Freitas e arderá, condenado como sempre na fogueira, no final deste Julgamento. Terminado o espetáculo, a organização festeja com o público presente o veredicto deste justo – e totalmente imparcial- julgamento, servindo uma saborosa canja… de galo!).

PUBLICIDADE

publicidade

O Desfile e Julgamento do Galo é a iniciativa “cabeça de cartaz” desta GuardaFolia, mas o programa do Carnaval guardense tem muitas outras iniciativas em que vale a pena participar. Ainda no domingo 19, mas durante a manhã, às 10h30, a Praça do Município vai ser ponto de partida e também meta da “Corrida mais divertida do ano”: a Fun Run. Trata-se de uma “prova” que decorrerá pelas ruas da cidade, cheia de obstáculos e de boa disposição e onde a única obrigatoriedade para quem participa é aparecer disfarçado. Esta atividade que une o desporto à diversão tem um percurso urbano de cerca de 5 km e pode ser realizada individualmente ou em grupo, a andar ou a correr.

Tal como em edições anteriores, as inscrições deverão ser feitas online, na página do Município da Guarda, a partir de 1 de fevereiro. Destaque ainda para as Tabernas do Entrudo, que nesta edição passam para o Largo de S. Francisco (atrás do Hotel de Turismo) e que vão funcionar entre 17 e 20 de fevereiro. No espaço vão estar, como habitualmente, várias associações rurais do concelho apresentando ementas feitas à moda da época carnavalesca, com os incontornáveis enchidos e com outros petiscos da região, destacando-se a carne de vaca jarmelista. A animação também está contemplada nas Tabernas do Entrudo. A

PUBLICIDADE

música e humor são os ingredientes predominantes com Rouxinol Faduncho, Jel, Miguel Azevedo, e os Soma e Segue, num menu de festividades que culminará com o Baile de Máscaras, no dia 20. De referir ainda que, nesta edição, as Tabernas terão uma vertente social associada. O Município vai promover uma campanha para angariar produtos para o Guarda-bem: Banco Solidário. À entrada das Tabernas poderão ser deixados bens não perecíveis e de higiene pessoal que mais tarde serão distribuídos pelo Município segundo as necessidades sociais emergentes no concelho da Guarda.

A GuardaFolia passará também pelo Teatro Municipal da Guarda (TMG), onde nos dias 16 e 17 de fevereiro Maria Rueff e Joaquim Monchique protagonizam a comédia “Lar doce Lar”. Este espetáculo estreou originalmente em 2012 e juntou pela primeira vez em palco os dois atores. Em 2023, as portas da “Residência Antúrios Dourados” voltam a abrir-se e oferecem mais uma oportunidade de testemunhar ao vivo dois nomes absolutamente incontornáveis da comédia nacional. Os espetáculos são às 21h30, no Grande Auditório do TMG. E no Museu da Guarda, nos Claustros do Paço da Cultura, a partir de 16 de fevereiro, estará patente a exposição de fotografia “Julgamento e Morte do Galo: uma retrospetiva” com fotografias de Arménio Bernardo, João Pires e Pedro Baía. A mostra ficará patente até ao final de fevereiro.

Na sexta, dia 17 de fevereiro, o Município da Guarda promove também o Desfile Infantil pelas ruas do centro da cidade. A iniciativa conta com a participação de cerca de 1500 crianças dos Ensinos público e privado do concelho, e envolve as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e os Jardins-de- Infância. O cortejo arranca na Praça Luís de Camões às 14h30 e acaba na Praça do Município.

O programa da GuardaFolia 2023 termina no dia de Carnaval, 21 de fevereiro, com o Enterro do Entrudo na aldeia de Famalicão da Serra. Uma iniciativa repetida nas últimas décadas nesta freguesia rural do concelho. À semelhança do Galo na Guarda, o Entrudo em Famalicão da Serra vai ter desfile pelas ruas da aldeia e queima do Entrudo na Praça central daquela localidade. A iniciativa está marcada para as 18h00.

Com esta GuardaFolia 2023, o Município da Guarda pretende atrair visitantes à cidade mais alta e dinamizar o tecido económico do concelho, nomeadamente da hotelaria, restauração e pequeno comércio. O objetivo passa também pelo reforço da autoestima dos guardenses e pela promoção das tradições e da cultura da região. Reforçando a iniciativa como espetáculo de base comunitária, onde participam os mundos rural e urbano, afirmando a Guarda no mapa do Carnaval nacional e destacando-a pela genuinidade e tradição.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com