Primeira Página

Aproveitam feriados para pôr baixa médica

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 meses atrás em 26-01-2024

Um trabalhador que esteja doen­te ou incapaz de ir trabalhar por um período de até três dias não precisa de ser visto por um médico ou deslocar-se ao centro de saúde para ver justificadas as faltas ao trabalho.

PUBLICIDADE

Basta acionar a Autodeclaração de Doença (ADD) junto do SNS24, um documento que comprova que o utente se encontra em situação de doença, declarada por si mesmo sob compromisso de honra. Isto é possível desde maio de 2023.

O Expresso teve acesso a dados fornecidos pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e indicam que, entre maio de 2023 e 22 de janeiro deste ano, foram ativadas 312.876 autodeclarações, a uma média de 1100 diárias, com o grupo etário dos 19 aos 44 anos a representar 71,5% dos requerentes.

PUBLICIDADE

Mas, “está a gerar um problema maior às empresas. É que os dias que concentram maior número de ‘autobaixas’ são as segundas-feiras e os dias que antecedem ou sucedem a feriados, gerando constrangimentos ao funcionamento das organizações. A fiscalização é inexistente e nas empresas somam-se as suspeitas de “uso abusivo”” do mecanismo”, pode ler-se.

O recorde máximo diário seria atingido precisamente numa quarta-feira, 3 de janeiro (5907), também a seguir às comemorações do Ano Novo e à tolerância de ponto concedida pelo Governo.

PUBLICIDADE

publicidade

Cada autodeclaração justifica a ausência do funcionário ao trabalho por três dias, não remunerados, e cada trabalhador tem direito a ativá-la duas vezes por ano, não consecutivas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE