A cidade de Coimbra está a receber a iniciativa “Ao Gosto da Madeira”, e até o próximo domingo, no Terreiro da Erva, os coninbricenses e visitantes podem degustar os verdadeiros sabores da Madeira.
No Terreiro da Erva, um dos maiores destaques é, sem dúvida, a tradicional poncha, uma bebida que carrega não só o sabor da Madeira, mas também uma rica história, especialmente ligada aos pescadores da região.
PUBLICIDADE
Walter Ferreira, natural de Câmara de Lobos, explicou que a verdadeira poncha tem uma origem muito ligada aos pescadores madeirenses. “A poncha dos pescadores” foi criada para aquecer os homens que saíam para pescar alto-mar, especialmente durante o inverno.
Aponte o segredo da receita, que inclui limão, mel e aguardente de cana, com um toque de amor na preparação. “A ideia era combater o frio e as dificuldades do mar, sendo uma bebida muito forte”, afirmou Walter, referindo que a versão mais tradicional tem 50 graus de aguardente.
Para preparar a poncha pescadora, comece por espremer o sumo de limão fresco, um ingrediente essencial para dar o toque ácido e refrescante à bebida. Depois, adicione o mel a gosto e mexa bem até que este se dissolva completamente. A chave aqui é garantir que o mel se incorpore bem à mistura. Em seguida, acrescente a aguardente de cana de 40%. O segredo final está em mexer bem com o famoso “caralhinho”, o pau da poncha, até formar uma espuma branca.
Para os que preferem algo mais suave, Walter também oferece a famosa poncha regional, com sumo de laranja, mel, limão e aguardente de cana. Essa versão é mais leve e ideal para quem procura uma experiência mais agradável e refrescante, mas a verdadeira novidade que chegou ao Terreiro da Erva é a poncha de maracujá, que utiliza vodka em vez de aguardente, tornando-a mais doce e suave. “É perfeita para quem não gosta de bebidas muito fortes”, explicou.
O festival gastronómico “Ao Gosto da Madeira”, estará de 1 a 6 de julho no Terreiro da Erva.
Em plena celebração das Festas da Cidade, Coimbra recebe a segunda edição deste festival que já conquistou os conimbricenses em 2024.
Organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, pela Freguesia da Cidade de Coimbra, e pela iniciativa “O Gosto da Madeira”, o evento traz uma experiência gastronómica única, com entrada livre e uma variedade de opções para todos os gostos.
Entre os principais atrativos do festival, destacam-se as tradicionais ponchas (regional, de pescador, de maracujá e possivelmente de tangerina), lapas grelhadas, o prego no Bolo do Caco com manteiga de alho e ainda produtos típicos como bolo de mel, broas, mel de cana e aguardente da Madeira.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE