Coimbra

APPACDM vai produzir hortícolas (em modo biológico) para o seu refeitório na Tocha

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 26-03-2024

A APPACDM Coimbra vai iniciar um projeto de produção de hortícolas, na Quinta da Fonte Quente/Rovisco Pais, com o objetivo de fornecer o vai iniciar um projeto de produção de hortícolas. As culturas abrangidas são abóbora manteiga, alface, alho francês, curgete, tomate, pepino e beterraba e toda a atividade agrícola é feita em modo de produção biológico.

PUBLICIDADE

A área agrícola que a APPACDM Coimbra explora na Tocha tem cerca de 6 hectares (o equivalente a cerca de seis campos de futebol), que incluem pastagens permanentes, pomar, terrenos hortícolas e três estufas.

Além dos produtos agrícolas destinados ao refeitório, mantém-se a produção de amendoim, morango e batata doce. Toda a produção que não é direcionada para o refeitório, pode ser vendida em cabazes e utilizada em compotas. Ao mesmo tempo, os subprodutos são utilizados na alimentação animal.

PUBLICIDADE

Além dos frescos, a APPACDM Coimbra transforma produtos, como é o caso do amendoim, que posteriormente é caramelizado. Ao nível dos caramelizados também está disponível a amêndoa e avelã, mediante encomenda, porque nestes casos é necessário comprar o fruto.

Entre as compotas, existem vários sabores, dependendo da disponibilidade de frutos, uma vez que só são utilizados produtos que crescem na quinta. Podem ser de morango, abóbora e noz, curgete e anis, maçã com limão, framboesa, frutos vermelhos, tomate com gengibre e morango com ruibarbo.

PUBLICIDADE

publicidade

A área agrícola inclui ainda um sector pecuário, com um burro, cabras, coelhos e galinhas. Os cabritos são para venda. Quanto às galinhas, existem nesta altura cerca de 25 poedeiras, que surgiram na sequência de um protocolo com o Exploratório de Coimbra, no âmbito do projeto “Sair da casca”. Os ovos destinam-se à venda ao público. 

Os animais apoiam o sector agrícola, com fornecimento de estrumes, controlo da vegetação existente e a interação com os nossos clientes, criando um sistema complementar entre a pecuária e a agricultura. A alimentação dos animais é o mais natural possível, com produção própria de palha, utilização dos subprodutos da agricultura e mesmo da própria cozinha.

“Preocupamo-nos em produzir produtos de qualidade, através de agricultura e pecuária o mais sustentáveis possível e amigas do ambiente, abdicando ao máximo do uso de pesticidas e fertilizantes químicos”, garante a presidente da APPACDM Coimbra, Helena Albuquerque. “São valores que coincidem bastante com a filosofia da nossa instituição, nomeadamente seguir sempre as melhores práticas e rentabilizando ao máximo o que temos, evitando desperdícios”, salienta a responsável.

Helena Albuquerque aponta ainda os benefícios para os sete clientes da instituição, que nesta altura trabalham na área agrícola e pecuária. “São atividades socialmente úteis, que os ajudam a atingir a sua plenitude social e como seres humanos, potenciando a sua individualidade e participação. Além da compensação monetária que recebem, estes clientes beneficiam de um potencial terapêutico ao nível das emoções e afetos, sentidas através do contacto direto com os animais e a Natureza”, refere a presidente da APPACDM Coimbra. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE