Coimbra

APP acolhe lançamento de Movimento de Jovens com Parkinson

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-06-2018

 

PUBLICIDADE

A Previdência Portuguesa (APP) serve de palco ao lançamento nacional do Movimento de Jovens com Parkinson. A apresentação realiza-se nesta sexta-feira, 29 de junho, às 18:00, na Casa da Mutualidade.

PUBLICIDADE

O Movimento pretende contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas com Parkinson, intervindo no sentido de lhes dar voz, defendendo os seus direitos e interesses, promovendo a educação para a saúde, através de ações de informação e sensibilização e da realização de atividades.

“É importante sensibilizar a população para esta patologia e para o facto de não ser uma doença de idosos”, nota Isabel Ferreira, presidente da direção da nova associação. A mais jovem mentora do Movimento de Jovens com Parkinson foi diagnosticada com a doença aos 35 anos de idade, sete anos depois do início dos sintomas.

PUBLICIDADE

publicidade

O Movimento é constituído por um grupo de portadores de Parkinson com idades compreendidas entre os 41 e 58 anos de idade.

“Quem sofre de Parkinson ainda em jovem é muitas vezes incompreendido a nível familiar e até rotulado de demente”, adverte Isabel Ferreira, acrescentando que o stress e a falta de qualidade de vida afetam sobremaneira o aceleramento dos sintomas desta patologia.

Simultaneamente vai ser apresentada a exposição de fotografia e azulejaria, da autoria de Isabel Ferreira (enfermeira e coach), Ana Afonso (professora), Madalena Marques (secretária) e Paula Trepa (designer) – que posteriormente estará patente em Mortágua, Tábua, Caldas da Rainha e Leiria – e um livro de Ana Afonso.

Parkinson é uma doença neurológica, crónica e progressiva, resultante da degeneração das células. Os principais sinais e sintomas da patologia são tremor, rigidez, bradicinesia (movimento lento) e alteração do equilíbrio.
Os pacientes com Parkinson Precoce apresentam incidência mais elevada de rigidez muscular, distonias e depressão quando comparadas aos pacientes com Parkinson Tardio.

A Associação Europeia da Doença de Parkinson estima que cerca de 1,2 milhões de pessoas de pessoas sofram da patologia na União Europeia, das quais 22.000 são portuguesas.

A Previdência Portuguesa promove o bem-estar dos seus associados, disponibilizando diversos produtos na área da mutualidade, financiamentos através de empréstimos, cuidados à primeira infância – através do Jardim de Infância Previdência Portuguesa – e especialidades clínicas – através da Clínica Previdência Saúde –, assim como benefícios vários na área da economia doméstica, saúde, desporto, cultura e lazer.

A Casa da Mutualidade – Galeria de Arte e Centro de Mutualismo é o espaço polivalente d´ A Previdência Portuguesa no qual a Instituição promove e acolhe a realização de eventos de índole associativa, cultural e mutualista.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE